Bicho Amigo

Castramóvel vai oportunizar ampliação do número de castrações de animais neste ano em Montenegro

Somente em 2024, 1,2 mil animais foram atendidos; a previsão é que o serviço se inicie a partir de abril, logo após formalizada a contratação

Serviço será itinerante e funcionará em uma clínica móvel
Serviço será itinerante e funcionará em uma clínica móvel Foto : Fernanda Bassôa / Especial CP

A prefeitura de Montenegro pretende ampliar o serviço de castração de cães e gatos neste ano através da contração do castramóvel e da realização de mutirões nos bairros, especialmente naqueles mais afastados do Centro da cidade. O investimento adicional será de R$ 170 mil, recursos do município, e deverá beneficiar mais 600 bichinhos. De acordo com a administração, cerca de 100 animais, de rua ou pertencentes a famílias de baixa renda, são submetidos ao procedimento de forma gratuita. Somente em 2024, 1,2 mil animais foram atendidos. A previsão é que o serviço se inicie a partir de abril.

O castramóvel, que está em processo de contratação pelo Executivo, é um veículo adaptado para esterilizar cães e gatos por meio de cirurgias. Trata-se de um serviço itinerante, que funciona como uma clínica móvel. De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, a empresa contratada garantirá os insumos necessários, utilização de fios absorvíveis interna e externamente (sutura de pele), as medicações do pós-operatório (antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos) e a implantação de microchip universal.

"A opção pelo castramóvel é fruto de sua versatilidade, pois as cirurgias podem ser feitas próximo à casa dos tutores, facilitando o transporte dos animais", ressalta Cavalheiro. Segundo ele, a castração é a forma mais eficaz para diminuir a quantidade de animais abandonados, muitas vezes vítimas de maus tratos, trabalhando no controle populacional e evitando ninhadas indesejadas. Cabe à secretaria selecionar os beneficiários.

Veja Também

Mais Lidas