Bicho Amigo

Centro Municipal de Proteção Animal, de Caxias do Sul, deve ficar pronto em 1 ano

Prefeito Adiló e o pet Eliseu assinaram ordem de início da obra na manhã desta terça-feira

Cachorro Eliseu, pet que está disponível para adoção no Departamento de Proteção Animal, participou do ato
Cachorro Eliseu, pet que está disponível para adoção no Departamento de Proteção Animal, participou do ato Foto : Ícaro de Campos / Prefeitura de Caxias do Sul / CP

O prefeito Adiló Didomenico assinou nesta terça-feira a ordem de início para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal, em Caxias do Sul. O ato ocorreu no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e contou com a assinatura simbólica do Eliseu, cachorro que está disponível para adoção no Departamento de Proteção Animal e compareceu ao evento juntamente com seus “amigos” Vanda e Ciro, que também aguardam por adoção.

“Há tempos lutamos pela causa animal. Tivemos alguns entraves, mas nada nos fez desistir de uma causa tão nobre e importante. Trabalhamos motivados em buscar uma área propícia, em uma área rural, de fácil acesso e perto da cidade”, frisou o prefeito. “Caxias do Sul merece esse Centro de Proteção Animal. É um compromisso que assumimos e agora estamos dando ordem de início da construção. Que hoje seja o começo de uma caminhada que tenha um final feliz o quanto antes”, acrescentou.

“Hoje é um dia muito feliz para todos os moradores da cidade, principalmente para as pessoas que têm essa bandeira da causa animal”, observou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti, ressaltando que “será uma estrutura exemplar para a causa animal em toda a região”. A empresa REM Construções Ltda, de Flores da Cunha, venceu o novo processo licitatório aberto este ano, devido à necessidade do projeto original passar por adequações orçamentárias.

A obra tem prazo de um ano para ser concluída. O investimento de R$ 8 milhões é proveniente de financiamento junto ao Badesul Desenvolvimento. O Centro de Proteção Animal terá prédio administrativo, ambulatório e alas para os animais em um terreno de 5,3 hectares localizado em São Giácomo, próximo à Estrada dos Romeiros. Terá capacidade para atender 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, canis coletivos e individuais e áreas exclusivas para mães e filhotes, animais idosos e animais raivosos.

Veja Também

Mais Lidas