Elefante fala coreano

Elefante fala coreano

publicidade

Um elefante-asiático surpreendeu os cientistas com sua habilidade de pronunciar palavras, em coreano. Pesquisadores da Universidade de Viena afirmam que Koshik viveu no zoológico da cidade de Yongin, na Coreia do Sul, aprendeu a imitar sons humanos e fala cinco palavras. O elefante posiciona a ponta da tromba na boca e transforma o bramido em uma imitação convincente de fonemas humanos. A pesquisa sobre as habilidades de Koshik foram publicados no jornal científico Current Biology.
Koshik passou a integrar o seleto grupo de espécies capazes de imitar sons humanos, como papagaios, leões marinhos e baleias belugas. O trabalho, coordenado pela pesquisadora Angela Stoeger, da Universidade de Viena, começou com gravações das habilidades vocais de Koshik. "Perguntamos a coreanos nativos, que não conheciam o elefante, para escrever o que eles entendiam, quando escutavam gravações sobre os sons", revela. Os resultados foram um alto índice de compreensão do que foi "dito" por ele. O estudo listou cinco palavras, em coreano, pronunciadas pelo mamífero: "annyeong" (olá); "anja" (senta); "aniya" (não); "nuwo" (deita) e "choah" (bom).
"O discurso humano tem dois aspectos importantes, um é o tom e outro é o timbre, e Koshik preenche ambos aspectos", frisa. Ela lembra que geralmente os elefantes produzem sons mais profundos, em uma frequência tão baixa, que não pode ser ouvida pelos humanos, mas estes sons podem ser transmitidos por quilômetros de distância. A pesquisadora acredita que Koshik não compreende as palavras que pronuncia. "Seria a forma que ele encontrou para criar laços com os humanos", observa. Dos cinco aos 12 anos, Koshik esteve no zoológico de Everland, na cidade sul-coreana de Yongin, e os pesquisadores acreditam que o período foi crucial para o seu desenvolvimento vocal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895