Exames clínicos salvam vidas e evitam mortes precoces dos pets
capa

Exames clínicos salvam vidas e evitam mortes precoces dos pets

Check-up anual pode evitar a morte prematura de um mascote

Por
Luciamem Winck

publicidade

A popularização de exames clínicos veterinários mais detalhados, para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais assertivos, surgiu com o desenvolvimento da Medicina Veterinária e, mais recentemente, do mercado pet. Com todo o avanço tecnológico e o conhecimento gerado nos últimos anos, os atuais laboratórios clínicos veterinários possibilitam diagnosticar problemas de saúde nos animais de forma mais precoce.

Os exames laboratoriais são fundamentais para o médico veterinário identificar determinadas enfermidades que, mesmo animais aparentemente saudáveis, podem apresentar de forma oculta. Muitas vezes, estas doenças, diagnosticadas mais tardiamente ou tratadas de forma empírica, podem se tornar graves e até fatais, se não detectadas corretamente e em tempo. Por vezes, um simples exame de sangue pode ser essencial para identificar doenças no estágio inicial e salvar a vida do seu animal de estimação.

Análise Laboratorial - Uma ferramenta vital para a triagem de doenças

A detecção de doenças através de exames auxilia a prevenir, diagnosticar e tratar doenças potencialmente perigosas aos pets. Animais enfermos ou idosos costumam ter mais de uma doença, complicando o diagnóstico e o tratamento quando sem o auxílio de exames clínicos laboratoriais, que também podem identificar alguma disfunção em órgãos vitais. Além disso, alguns tratamentos podem prejudicar os mascotes com problemas subjacentes, como doença renal ou hepática. Os exames de sangue podem garantir que o seu bicho de estimação está suficientemente saudável para tomar um determinado medicamento ou passar por algum procedimento cirúrgico.

A realização de Check-up anual pode detectar tendências de saúde, podendo montar o perfil individual padrão de cada animal. Mesmo em animais jovens e hígidos, os testes de laboratório nos fornecem uma imagem valiosa da linha de base do que representa uma boa saúde para ele. A maioria dos parâmetros de saúde apresenta padrões aceitáveis para cada espécie, idade e estado fisiológico. Mas, é com o exame laboratorial que se pode conhecer as variações individuais do seu animal e comparar com estes padrões.

O hemograma fornece informações importantes sobre os tipos e número de células sanguíneas. Uma contagem baixa de glóbulos vermelhos, por exemplo, indica anemia, enquanto uma contagem alta de glóbulos brancos pode indicar uma infecção, inflamação crônica ou outro processo potencialmente fatal.

O perfil de bioquímica do sangue é particularmente importante para avaliar a função de órgãos, como fígado, rins e pâncreas, bem como eletrólitos, açúcar no sangue, triagem para presença de um distúrbio endócrino, entre outros. Quaisquer anormalidades ajudarão ao clínico decidir sobre novos testes ou tratamentos. Por estes motivos, é importante solicitar ao seu médico veterinário de confiança exames rotineiros para o seu animal de estimação.

Para fornecer exames de qualidade e confiáveis é fundamental o laboratório ter equipamentos modernos e médico veterinário bem treinado para examinar lâminas e realizar o laudo. Assim como é de grande valia o proprietário ter a posse da carteirinha de vacinação, é muito importante ter, também, a posse do laudo dos exames realizados.

João Pereira Júnior - Diretor do Simvet/RS