Fauna ameaçada de extinção no RS

Fauna ameaçada de extinção no RS

publicidade



“A consulta pública busca receber informações que possam contribuir para a avaliação do estado de conservação da nossa fauna”, disse o coordenador-geral do trabalho e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (MCN/FZB). Glayson Bencke. Os critérios, procedimentos e definições utilizados para a revisão da lista foram desenvolvidos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), amplamente empregados em avaliações do estado de conservação de espécies em nível global e regional (países ou estados).
A primeira versão da lista da fauna ameaçada do Estado foi elaborada em 2002, quando diferentes graus de ameaça foram indicados para 261 espécies de animais da fauna estadual. A revisão dessa lista pelos especialistas indica que, atualmente, 274 espécies estão ameaçadas. No entanto, o resultado definitivo só será conhecido após a conclusão do processo, que inclui a consulta pública. Além disso, não é possível fazer uma comparação direta com a lista anterior, já que os critérios adotados foram outros.
“O grupo de especialistas foi maior e, consequentemente, também o volume de dados pesquisados”, frisou. A revisão periódica da lista é prevista no Código Estadual do Meio Ambiente e no Decreto Estadual 41.672/2002, que também estabelece a obrigatoriedade da constituição de uma comissão multi-institucional formada por especialistas em fauna para coordenar o processo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895