Gramadozoo aquece pinguins

Gramadozoo aquece pinguins

publicidade



O veterinário explica que o pinguim-de-magalhães não vive no frio extremo. “Tem muita gente que pensa que pinguim gosta do frio, mas não é o caso dos pinguins-de-magalhães, que são animais que viajam para a costa brasileira em busca de correntes marítimas mais quentes e de alimento”, informa.

CLIMATIZADO

O rigor do inverno foi levado em consideração no projeto do zoo. Todos os recintos são equipados com sistemas de climatização para garantir qualidade de vida aos animais. Espécies de clima quente estão em espaços com aquecedor. No recinto das cobras, foram instaladas, ainda, lâmpadas especiais que emitem de calor e piso aquecido. “Temos alguns macacos que não abrem mão do cobertor”, diz Stadler.

Além dos sistemas de aquecimento, a equipe técnica do zoológico reforça a alimentação dos bichos. Pinhão, polenta e bergamota integram a dieta especial. “No inverno, acrescentamos alimentos mais calóricos e frutas da estação como a bergamota, que é rica em vitamina C. Já o pinhão, faz parte da alimentação de aves e macacos.”, afirma o veterinário.

 

SAIBA MAIS

- Existem 18 espécies conhecidas de pinguins. Existem registros de quatro espécies que usam nosso litoral durante a migração invernal: pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), pinguim-de-penacho-amarelo (Eudyptes chrysocome), pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus) e pinguim-de-magalhães (Sphe-niscus magellanicus). O mais comum é o pinguim-de-magalhães, que recebeu esse nome porque o navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro que os avistou em 1519 nas Ilhas Malvinas.

- No inverno, os pinguins se deslocam para a costa brasileira, procurando correntes de águas mais quentes e mais oferta de alimentos, podendo ser avistados na costa da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os pinguins adultos migram para o Brasil de meados de setembro a meados de abril. Os pinguins mais jovens migram mais tarde, entre junho e novembro, podem ficar vagando durante até quatro anos em alto mar.

- O Gramadozoo fica no Km 35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895