Indústria pet nacional fatura R$ 14,2 bilhões

Indústria pet nacional fatura R$ 14,2 bilhões

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O mercado pet nacional - alimentação (pet food), acessórios, produtos para higiene e beleza e equipamentos (pet care), produtos veterinários e serviços - faturou R$ 14,2 bilhões em 2012. O valor supera em 16,4% os resultados alcançados em 2011: R$ 12,2 bilhões. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil só perde em faturamento para os Estados Unidos, que lideram o mercado mundial (30%). O presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França, observa que o resultado não representa necessariamente o crescimento do mercado pet. “Este crescimento é muito em função do custo”, sintetiza.
A população de animais cresceu 5,1% entre 2011 e 2012 e chegou a 106,2 milhões. Cães e gatos representam mais de 58% do univeerso. Os gatos sendo os que mais crescem na preferência da população. "Os gatos são mais independentes, dão menos gastos e também por características atuais da sociedade, como a verticalização dos lares", salienta. As vendas de pet food são a maior fonte de receita do setor, ocupando 68,5% do faturamento do ano passado. Na sequência, aparecem por pet serv (16,2%) - maior crescimento do setor, superando 17,29% os números de 2011 -, pet care (8,3%) e pet vet (7%). Em 2012, foram criados 224.570 empregos diretos. Apenas na área de pet serv, foram 200 mil. A indústria pet emprega 24.570 profissionais. As exportações brasileiras cresceram 13,2% em 2012, ante o ano anterior, atingindo receita de 184,329 milhões de dólares. Já as importações de pet food caíram 59,6% e fecharam em 2,742 milhões de dólares.

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