Manipulados ajudam animais com artrites

Manipulados ajudam animais com artrites

publicidade

Assim como os seres humanos, caninos e felinos também têm problemas de artrites e artroses. Um dos diferenciais da farmácia de manipulação veterinária Vida Animal é formular medicamentos especialmente para animais com estes distúrbios. Geralmente, a medicação é indicada para cachorros de grande porte que tiveram um crescimento muito rápido ou que estejam na terceira idade. “Temos casos de animais que já utilizam o protocolo do tratamento a mais de cinco anos sem retorno dos sintomas”, afirma Daniela Moreira, a farmacêutica e sócia-proprietária da Vida Animal. Porém, alguns proprietários percebem a melhora do pet e abandonam o tratamento. “Quando o uso da medicação é interrompido, os proprietários observam o retorno de alguns sintomas. Por isso,eles regressam ao médico veterinário e reiniciam o tratamento, pois é visível a diferença da disposição do animal”, explica.
Os medicamentos mais utilizados pela Vida Animal para estes casos são os compostos de princípios ativos químicos: os anti-inflamatórios como o carprofeno, o meloxicam e o cordiapholium, além dos reconstituintes que são nutracêuticos utilizados para o alívio dos sintomas e proteção das cartilagens como a glucosamina, o sulfato de crondroitina, o colágeno,o manganês e a vitamina C. A farmácia também elabora uma fórmula composta por homeopatia para artrites e artroses de casos crônicos. Além disso, são manipuladas fórmulas prescritas pelo médico veterinário unicista, que trata o animal como um todo, para melhorar inclusive os estados agudos e crônicos.
Mesmo com a incidência maior para animais de grande porte, a doença incide em todas as raças. Fatores nutricionais, biomecânicos e de meio ambiente,associados à hereditariedade, colaboram para piorar os sintomas. “Animais tratados com medicamentos manipulados saem da crise, sendo indicado posteriormente o tratamento de manutenção por um período a ser determinado pelo médico veterinário”, alerta a farmacêutica.
Todos os medicamentos podem ser manipulados na forma palatável com sabor da preferência do animal (carne, frango, peixe, fígado,legumes, azeitonas, chocolate, morango, baunilha e laranja) de acordo com a raça, idade e costume alimentar do pet. As formas farmacêuticas disponíveis na Vida Animal são os pill pellets palatáveis para anti-inflamatórios com concentração abaixo de 50 mg, o gel transdérmico, pellets palatáveis para reconstituição de cartilagens, suspensões com sabor, pasta palatável ou cápsulas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895