Passeios legais para os dias de chuva

Passeios legais para os dias de chuva

publicidade

Foto_divulgacao2 (1)Pensei em escrever aqui para o blog, um texto com dicas de passeios legais para realizar com os peludos nos dias de chuva. Entretanto, percebi que na nossa Capital essa é uma tarefa bem difícil de realizar. Porto Alegre possuí muitos parques e praças, alguns “cachorródromos”, uma orla extensa e muitos outros locais interessantes, mas a grande maioria desses lugares não dispõem de áreas cobertas que possamos caminhar com os nossos cães.

Na capital dos gaúchos podemos entrar com nossos pets em muitos locais, mas, mesmo assim, a ainda estamos longe de considerar Porto Alegre uma cidade pet fryendly, já que na maior parte dos estabelecimentos só é permitido adentrar com o cão no colo ou dentro da caixa de transporte.Foto_divulgacao1 (1)

Com isso, se você possuí um animal de médio/grande porte e não é muito forte, provavelmente não poderá entrar com seu bichinho nesses lugares. Um exemplo disso são os shoppings que, com exceção do Paseo Zona Sul, só permitem animais no colo ou em carrinhos próprios para isso, não sendo permitido que o peludo transite caminhando.

Ainda há os locais que são declaradamente pet fryendly, aí temos restaurantes, cafeterias, lojas, sorveterias e padarias, mas a maioria desses estabelecimentos, apesar de ser pet fryendly, permite a permanência dos cães apenas nas áreas externas. O que acaba, muitas vezes, inviabilizando o passeio nos dias de chuva por falta de uma cobertura adequada.

Então o que fazer para gastar a energia do cãozinho nesses dias?

Se a intenção é caminhar com o animalzinho sem se molhar, minha dica é procurar locais que possuam estacionamentos cobertos. Em muitos desses lugares você consegue andar com seu cão sem grandes problemas. Eu mesmo, costumo passear com a minha cusca no estacionamento do supermercado próximo da minha casa.Foto_divulgacao (1)

Importante salientar que nesses locais devemos ter cuidado redobrado para não deixar de limpar as necessidades dos nossos cães (isso vale para o cocô e o xixi). Não é legal deixar seu cãozinho demarcando todas as pilastras e todos os carros, então, procure evitar que ele fique fazendo xixi por tudo ou leve consigo um borrifador de água com algum alvejante, que deverá limpar o local assim que o amigo se aliviar.

Se você e seu cão curtem um passeio na chuva, então, bora lá. Não há problema algum em caminhar na chuva com um cão saudável se alguns cuidados forem tomados. Procure não caminhar em locais com água empoçada. Se possível, proteja os ouvidos do peludo e quando voltar para casa seque bem seu pelo. Com esses cuidados, você evita possíveis doenças e se diverte muito com o amigão.

Outra opção são os daycares, onde seu peludo poderá socializar com outros animais e gastar muita energia com brincadeiras e outras atividades. Aqui, a dica é ir antes no local para conhecer a estrutura e verificar como são os cuidados com os animais e as condições de higiene e limpeza. E se você optar por um dia de daycare, lembre-se que o peludo deve estar com as vacinas, o vermífugo e o antiparasitas em dia.

Caso você prefira fazer algo em casa mesmo, então poderá realizar uma seção de brincadeiras com uma bolinha, brincar de pega-pega, esconder petiscos e brinquedos pela casa e incentivar o peludo a farejar. Você também pode ensinar e praticar comandos de obediência, oferecer brinquedos recheáveis interativos que incentivam o pet a tirar o petisco ou a ração de dentro deles, improvisar obstáculos de agility, com móveis e garrafas, entre outras atividades que o cão goste. Todas essas dicas são ótimas atividades físicas e mentais que vão ajudar a suprir as necessidades de passeios do seu peludo.

Agora que você já sabe o que fazer nos dias molhados é hora de deixar a preguiça e as desculpas de lado e gastar energia com seu amigão de quatro patas. Bons dias de chuva!

Por Tiago Cardoso, adestrador da Cão Cidadão


Fotos: Divulgação Cão Cidadão


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895