Planet Dog Resort dá dicas de vacinação para os pets

Planet Dog Resort dá dicas de vacinação para os pets

publicidade

As famílias que optam por ter um bichinho em casa sabem o quão importante é manter as vacinas em dia. Afinal, essa atitude preserva a saúde do pet e também evita problemas com a própria saúde, pois diversas doenças são transmitidas às pessoas. Por isso, a veterinária do Planet Dog Resort, empresa especializada em serviços para pets, Karina Apude, listou as principais vacinas que os pais não podem deixar de aplicar em seus “filhos peludos”.

- Filhotes:
·     É importante que os filhotes sejam imunizados antes de começarem a freqüentar e caminhar nas ruas, pois, existem diversas doenças virais que podem atingi-lo, o que é uma das principais causas de morte nos pequenos. As vacinas devem ser ministradas logo nos primeiros meses de vida do animal. Recomenda-se aplicar a primeira dose da múltipla aos 45 dias de vida, aos 75 dias aplica-se a segunda dose da múltipla junto com a vacina da gripe e da giárdia e aos 105 dias tem-se a terceira e última dose junto com as da gripe e giárdia.E ao filhote completar quatro meses é importante aplicar a anti-rábica.·    Antes de ser vacinado o cãozinho precisa estar saudável, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado, ou seja, que tenha tomado a devida medicação que elimina os vermes. Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, que é quando o organismo não responde plenamente à vacinação.

- Jovens e adultos:
·   Nessas fases e ao longo da vida do pet é recomendado que ao menos uma vez ao ano seja aplicada uma dose de cada vacina citada anteriormente. Lembrando que no próximo mês, para aqueles que não podem arcar com os custos da vacinação, as prefeituras fazem campanhas gratuitas de vacinação anti-rábica. Vale ressaltar que não se deve medicar ou aplicar a vacina no pet, leve-o até um veterinário para que seja realizado o procedimento necessário. “Mesmo que os cães estejam vacinados é recomendado que não tenham convívio com pets doentes, pois a vacina não é garantia de que o bicho não vá pegar nenhuma doença ela protege quase totalmente ou dependendo do organismo do animal, ele pode ter a doença de forma mais branda.”, afirma a veterinária.
Embora a raiva esteja controlada, agosto foi eleito o mês para a aplicação da vacina anti-rábica nos pets. Os peludos devem ter o seguinte perfil para a aplicação: Serem animais domésticos e terem, no mínimo, quatro meses de vida. É importante manter as vacinas em dia, afinal elas têm o intuito de proteger sempre os nossos animaizinhos. Então fique atento e deixe a carteira do melhor amigo em dia.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895