Aureliano e Manoelito na ARI

Aureliano e Manoelito na ARI

publicidade

Dois autores de renome no âmbito da literatura regionalista gaúcha - Aureliano de Figueiredo Pinto e Manoelito de Ornellas - serão temas de palestras e sessão de autógrafos neste sábado na Associação Riograndense de Imprensa (ARI), às 11h (Borges de Medeiros, 915).

"O Bardo Desgarrado - A poesia regionalista de Aureliano de Figueiredo Pinto", que já autografei para os amigos e leitores na Semana Farroupilha e na Feira do Livro de Porto Alegre, é uma obra com uma história peculiar e curiosa. Mas é mais importante na medida em que aborda vários aspectos da literatura gaúcha, da literatura platina, conceitos de regionalismo, a etimologia da palavra gaúcho, o que é poesia e metáfora e outras questões teóricas. Além disso, analisa a obra do médico, poeta e escritor gaúcho que ficou à margem dos estudos teóricos por muito tempo. Ficou esquecido pela academia. Apesar de Aureliano ser muito declamado em festas campeiras, é pouco conhecido do grande público. Este trabalho é um resgate da vida e da obra poética de uma legenda rio-grandense que para muitos é apenas um nome de rua em Porto Alegre. Três sujeitos, Luiz Sérgio Metz, Flávio Loureiro Chaves e Landro Oviedo são fundamentais na concepção e formatação deste livro e, na ARI, vou explicar.

Além disso, teremos a companhia da professora Maria Alice, especialista em Manoelito de Ornellas, jornalista, escritor e estudioso da cultura gaúcha. Além de seus vastos conhecimentos, Maria Alice é uma simpatia, uma mulher muito agradável e sensível. Espero todos lá. Além de tudo isso que já citei, ainda haverá um coquetel e a presença de grandes nomes da cultura gaúcha.

Ah, e os dois livros estarão à venda por um preço promocional imperdível, de apenas R$ 20,00. Isso é preço de pastel em cancha de carreira...

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895