A boa nova do Golf 1.0

A boa nova do Golf 1.0

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GOLF 1.0. Por que comprar? A primeira e mais forte razão é objetiva e pecuniária: Porque o novo Golf 1.0 custa bem menos do que seu irmão anabolizado Highline 1.4, que custa R$ 96 mil. O Preço do Golf 1.0 é de R$ 74.990. Portanto são mais de R$ 20 mil de diferença em relação ao Highline. Dinheiro que pode ser depositado na conta. Uma baita economia. Mas de nada adiantaria a economia se o Golf não mostrasse o que mostrou no teste de 100 quilômetros realizado nesta semana em rua e rodovia.

O motor 1.0 turbo com 125 hps, é o mesmo motor que no Up! gera 115 hps. No Golf este motor turbo rende 125 hps e mantém a performance deste hatchback mítico em alta. Já que o Golf, independente da motorização, não pode perder a “pose” de líder do mercado europeu de ser um dos melhores carros já produzidos. Equipado nesta versão “brasileira” com o ótimo motor 1.0, a performance do Golf não decepciona e se situa num patamar superior a performance do Golf Comfortline, equipado com motor 1.6. O motor 1.0 oferece ao seu dono “parrudos” 20 kgfm de torque, enquanto o motor 1.6 oferece 16.8 kgfm a 4.000 rpm. O forte torque do 1.0 surge aos 2.000 giros sobe linearmente e deixa o Golf 1.0 extremamente ágil em trânsito urbano.

Na abundância do torque a sensação é de se ter nas mãos um carro potente cuja performance o aproxima dos Gol dotados de motores mais potente como o excelente 1.4 turbinado com 140 hps. Na “freeway”, com suas retas com depressões perigosas e poucas curvas, o Golf induziu ao piloto de testes a se concentrar em suas reações precisas sustentadas pela rigidez torcional da plataforma e pelo conjunto de suspensões calibradas para os terrenos imperfeitos do Brasil.

Mas convém lembrar que este Golf não insere a sofisticada suspensão Multlink na traseira que utiliza a barra de torção. E sempre há uma perda dinâmica nesta troca da maior sofisticação da multlink para a simplicidade reforçada do eixo de torção. Nas depressões de terreno mais acentuadas sente a menor efetividade do eixo de torção na carroceria que oscila em demasia. Não há comprometimento da segurança ativa, mas o rodar se torna menos confortável.

Neste Golf Comfortline 1.0 TSi os números de performance são expressivos: 0 a 100 km em 10.4 segundos com velocidade máxima de 194 km quilômetros horários. Mas o Golf graças a aerodinâmica privilegiada, plataforma larga e rígida, gera uma impecável estabilidade direcional. É daqueles carros que rodam a 160 por hora e o motorista nem nota.

Em teste na Alemanha, Carros & Motos do Correio do Povo teve à disposição um Golf GTi com 170 hps. Que realizou o trajeto entre Berlim e Frankfurt de 545 quilômetros numa média de 170 quilômetros horários, em total segurança com 80% do trajeto em estradas de velocidade livre. A performance ultra veloz daquele Golf GTi premiava a enorme competência tecnológica da Volkswagen. Menos potente, mas não menos prazeroso na condução e satisfatório na tecnologia, este Golf TSi 1.0 também merece a atenção do consumidor brasileiro.

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Por Renato Rossi

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