A gigafábrica da Tesla

A gigafábrica da Tesla

Líder mundial em carros elétricos apresentou o primeiro modelo Y na unidade da Alemanha

Renato Rossi

publicidade

Na terça-feira, o primeiro modelo Y produzido na recém inaugurada unidade industrial da Tesla em Grünheide, na Alemanha, teve ampla cobertura da imprensa global. O primeiro Tesla Y foi recepcionado pelo presidente mundial da Tesla Motors, Elon Musk, no final da linha de montagem. A gigafábrica está a poucos quilômetros da maior unidade industrial do Grupo Volkswagen no mundo, em Wolfsburg, um subúrbio de Berlim. O que pressupõe uma disputa acirrada pela liderança do mercado mundial. 

Musk é o físico e economista, sul africano, que se transformou no executivo mais poderoso e valorizado da indústria automotiva. Um vencedor da terra ao céu: a Tesla é a líder mundial em carros elétricos e convive com a Space X, fundada em 2002 por Musk, que coloca seres humanos comuns em órbita. A Tesla Motors fundada em 2003, nos Estados Unidos, produz os carros elétricos mais avançados do mundo. A fábrica de Grünheide é resultado de investimento de 6 bilhões de dólares, repartidos entre acionistas e o governo alemão. 

O primeiro-ministro, Olaf Scholz, esteve no lançamento do Tesla Y. Ele afirmou que a Tesla é um signo do progresso e representa o futuro das montadoras. A fábrica da Tesla gera 12 mil empregos diretos e dezenas de milhares de empregos em toda a cadeia produtiva. A produção será de 500 mil Tesla Y até 2025. A Volkswagen produziu 450 mil carros elétricos em 2021. E quer a liderança na produção de elétricos no mundo até 2030. Hoje, a fabricante tem participação de 25% no mercado do carro elétrico na Europa. Enquanto a Tesla possui 13% de participação.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895