Nissan leva experiência com elétricos ao projeto europeu de alerta de pedestres

Nissan leva experiência com elétricos ao projeto europeu de alerta de pedestres

publicidade

Câmera no para-brisas reconhece pedestres| Foto: Divulgação Nissan Câmera no para-brisas reconhece pedestres| Foto: Divulgação Nissan


Na vanguarda do segmento de veículos elétricos com o lançamento do hatch Leaf, o modelo com mais de 150 mil unidades comercializadas desde 2010, a Nissan levou sua expertise para o eVader, projeto da Comissão Europeia que está desenvolvendo a próxima geração dos sistemas de alertas sonoros para pedestres.

Em parceria com dez outros participantes do consórcio, a marca japonesa colaborou com a criação de uma tecnologia que produzirá sinais sonoros eficazes e segmentáveis para alertar pedestres sobre a presença de um veículo elétrico nas proximidades e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto sobre os níveis de poluição sonora.

Como uma das principais fabricantes veículos elétricos, e desenvolvedora do sistema Approaching Vehicle Sound for Pedestrians (som de veículos se aproximando para pedestres - VSP), item de série para seus modelos elétricos (Leaf e e-NV200), a Nissan tem priorizado as pesquisas neste assunto.

A versão final do sistema possui uma câmera embutida no para-brisas do Nissan Leaf, que a reconhece pedestres, ciclistas e outros que componentes do trânsito. No caso de uma pessoa se aproximar do carro, seis alto-falantes de som direcionam o feixe sonoro para alertar a pessoa da presença do veículo elétrico.

O som é até cinco decibéis mais baixo que o emitido por modelo convencional movido a gasolina ou a diesel. A Nissan desenvolveu o sistema em um protótipo do Leaf, e demonstrou sua aplicação em evento para a comunidade de deficientes visuais, em Barcelona, Espanha, em dezembro de 2014.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895