Novo híbrido: chega no Brasil o “rei” da BYD
Sedan King aposta no design e na tecnologia embarcada

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Os padrões de consumo se modificam à medida que as montadoras chinesas atuam hoje em todos os nichos do mercado. A influência chinesa na retomada do conceito de sedan, trocado nas duas últimas décadas pelo conceito do SUV, é evidente. O sedan sempre foi o carro familiar, tendo seu auge nos Estados Unidos da América. O veículo de três volumes definidos, onde o porta-malas protege e impede que bagagens sejam roubadas.
Em 1996, o lançamento do Toyota Corolla no Japão deu início à saga Corolla, que até 2024 já ultrapassou a marca de 60 milhões de unidades comercializadas no mundo. O Corolla sedimentou o conceito de sedan globalmente e foi o primeiro modelo "copiado" pela BYD quando iniciou suas operações na China em 1995. A BYD, assim como outras marcas chinesas, se inspirou na qualidade do Corolla para a produção de seus primeiros modelos. O primeiro modelo da BYD, o F3, lançado em 2005, era praticamente uma cópia do Corolla.
Em 2024, a indústria automobilística da China é uma potência global, especialmente em veículos eletrificados. A força dos chineses permite ousadias no design e na potência elétrica. O belo sedan "Seal", que faz sucesso no Brasil, possui um motor elétrico com 530 hp equivalentes e acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos. O "King", lançado recentemente, revive a saga dos ótimos sedans médios-grandes que rodaram pelo Brasil em décadas passadas, como Vectra, Santana, Marea, Passat, Honda Accord, Toyota Camry, entre outros.
O campeão de vendas no Brasil é o Corolla, que já ganhou uma versão híbrida com motor a gasolina. No entanto, a chegada do King, sucesso de vendas na China, pode eclipsar o Corolla. No King, é nítida a evolução do design dos chineses. A BYD mantém um estúdio de design em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, além de mais dois estúdios na China, todos chefiados pelo talentoso Wolfgang Egger, que durante muitos anos liderou o design da Audi.
O talento da equipe de designers chefiada por Egger se expressa nas linhas aerodinâmicas e fluidas do King, que chega ao mercado brasileiro em duas versões: King GS e GL, ambos veículos híbridos que integram motor a combustão de 1.5 litros e baterias de 8.3 kWh no modelo GL e 18.3 kWh na versão GS. A potência total do King é de 235 hp, enfatiza o Presidente da BYD do Brasil, Tyler Li. "Queremos que os brasileiros embarquem no BYD King, onde o futuro da mobilidade eletrificada no sistema híbrido plug-in converge com a elegância e a sustentabilidade. Temos certeza de que cada jornada com o King significa aderir a um estilo de vida moderno e voltado para a sustentabilidade", acrescentou.
O executivo observa que "com a bateria totalmente carregada, o King se torna puramente elétrico, único no segmento, e alcança até 130 quilômetros de autonomia elétrica. Quando a capacidade da bateria está baixa, ele passa a consumir gasolina, mas a tecnologia inédita DM-I prioriza a energia elétrica com dependência mínima do combustível. A integração da bateria Blade de 18.3 kWh garante uma perfeita sinergia do sistema híbrido. O consumo de combustível é de 28 quilômetros por litro, com autonomia de 1200 quilômetros. Isso significa que o trajeto de Porto Alegre a São Paulo exige apenas um tanque cheio e a bateria com carga completa", assinala.
O design dinâmico e elegante, segundo o executivo, ecoa o suave movimento das ondas do mar, expresso na grade dianteira com padrões de gota d'água. As medidas do King são generosas: 1495 mm de altura, 1837 mm de largura, 4780 mm de comprimento, com 2718 mm de entre-eixos. No porta-malas cabem 450 litros. O banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições, enquanto o banco do passageiro pode ser ajustado em quatro posições. Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionadores, alerta sonoro e seis airbags. Uma extensa lista de controles eletrônicos para segurança ativa e passiva, além de múltiplos itens de conforto e conveniência, completam a competitividade do King.