O inédito Hyundai Creta

O inédito Hyundai Creta

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HYUNDAI CRETA_2

Em 22 de setembro de 2012 chegava ao mercado brasileiro o hatchback HB20 com “HB” significando Hyundai do Brasil. Resultado de um trabalho de pesquisa junto aos consumidores brasileiros que durou quatro anos, o HB20, acrescentou ao segmento de entrada aquilo que ele não tinha, a beleza e sensualidade no design. E a sedução ainda no showroom ajuda a vender o HB20 ate hoje. Quatro anos após o lançamento o HB20 é grande sucesso de vendas, que mesmo na crise não fica abaixo das 10 mil unidades mensais comercializadas no Brasil. Mas em relação ao Creta que acaba de chegar? O crossover é produto global não derivado do HB20 e chega ao mercado brasileiro em meio a intensa competitividade entre os crossovers preferidos como o HR-V e Renegade. Enquanto crescem as vendas do Nissan Kicks e chega logo o belo Captur da Renault. Por enquanto, Renegade e HR-V são sucessos absolutos de vendas e serão as pedras traiçoeiras no caminho do Creta. Tem condições de enfrenta-los? A resposta veio nos 150 quilômetros rodados com um Creta cedido pela concessionaria Carway.

HYUNDAI CRETAO Creta teve seu design adaptado ao gosto brasileiro, que difere completamnte do gosto dos indianos que o compram desde 2014. O design para o Brasil substitui o cromado da grade dianteira do modelo indiano por preto fosco mais esportivo, bem ao gosto do consumidor brasileiro. Mudou também o design dos para-choques e dos arcos das rodas que ficaram mais impositivos na versão local. Há ainda a inclusão de vincos de expressão mais fortes e profundos nas laterais, ausentes no modelo comercializado na Índia a partir de 2014. As mudanças estéticas deram certo e o Creta brasileiro, embora discreto na aparência, ficou mais robusto e impositivo. Mas de nada valeria “a aparência sem substância”, afirma a sabedoria popular.

Nos 150 quilômetros rodados em circuito urbano e rodoviário, deu para sentir que o crossover Creta tem, sim, muitas qualidades. A começar pela rigidez da plataforma que é mesma do sedan Elantra, um grande sucesso de vendas no primeiro mundo. Há rigidez torsional também na carroceria, feita a partir de aço ultra resistente, necessário neste país que “quebra carros”. As suspensões são uma tradicional McPherson na dianteira com eixo de torção na traseira. Estão muito bem calibradas para a difícil condição de rodagem do Brasil e não se intimidam diante de buracos e depressões. São suspensões que até amenizam aqueles “impactos profundos”. Por exemplo, quando o motorista distraído passa em velocidade elevada pelo “quebra molas”. Outro destaque positivo: o motor 2.0, aspirado, com 160 hps, comando duplo variável de válvulas que propicia maior ganho energético, aceleração e torque linear, ajudado pelo câmbio automático com seis velocidades e marchas bem escalonadas.

O torque surge aos 1500 giros e isto facilita o uso urbano, mas também torna seguras as ultrapassagens rodoviárias. Basta “pisar fundo” no acelerador para que o duplo comando de válvulas na admissão e escape “entenda” que o torque é urgente. Este câmbio automático dispensa o “chatíssimo” kickdown, que na pressão total do pé direito reduzia as marchas à procura do torque que demorava demais. Esta “pseudotécnica”, associada a uma tecnologia falha e imatura, gerou muitas mortes nas rodovias do mundo. No HB20, o câmbio e o duplo comando variável oferecem um torque potente em qualquer faixa de rotação e condição de uso. Não foi feita aferição de economia de combustível. Mas por ser dotado de star & stop ou desligamento automático do motor, o Creta, segundo a Hyundai, não faz menos do que 12 quilômetros por litro em circuito urbano. No habitáculo com elevado padrão de acabamento, a ergonomia prevalece. E o motorista conduz o Crossover numa posição elevada extremamente confortável. A ampla área envidraçada também permite ótima visualização do “em torno”.

Na dinâmica do veículo, há excelente estabilidade direcional e a carroceria que não “rola” ou inclina em excesso nas curvas. Como o teste foi em vias púbicas, o Creta não foi levado a limites muito elevados. Todas as versões do Creta têm programa eletrônico de estabilidade e controle de tração. Na versão Prestige, topo de linha testada, são seis air bags. Os freios em todas as versões são a disco de grande diâmetro na dianteira, com tambor na traseira. E foram eficientes em frenagens pânicas realizadas no teste de rodagem. A Hyundai espera vender 3500 unidades do Creta mensalmente. Pela qualidade do produto é possível.  

Por Renato Rossi

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