O novo carro popular

O novo carro popular

O grande desafio do novo popular: ser bonito, tecnológico, seguro, confiável com ótima performance, mas sem custar mais do que R$ 50 mil

Renato Rossi

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E um dia de agosto de 1993, na imensa área de um pavilhão da unidade industrial de Anchieta da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo, SP, a imprensa brasileira, convidados da Volkswagen e centenas de operários esperavam pelo grande momento. E o que surgiu da entrada principal foi um Fusca conversível produzido especialmente para o evento. A bordo, o então presidente da República, Itamar Franco, que, junto à diretoria da marca, “ressuscitava” o carro mais icônico da Volkswagen, o Fusca.

Desativado em 1996, voltava à vida para iniciar a era do “carro popular”, promulgada por decreto de Itamar, que isentava de imposto os veículos dotados de motores 1.0. Com produção em grande parte manual, o novo Fusca ficou no mercado até 2003. E seu grande mérito foi ter iniciado a era do carro popular. Milhões de brasileiros tiveram acesso a seu primeiro zero quilômetro no preço reduzido do popular e juros de 8% em financiamentos em até cinco anos.

Sob a lei do carro popular e sem impostos, surgiram o Chevette Junior, Uno Mille, Escort Hobby, Ford Ka e tantos outros. Se o acabamento interno precário não convencia, o preço baixo motorizava o cidadão e o retirava do ônibus incerto. A partir do novo milênio o mercado brasileiro recebeu carros com novas tecnologias e superiores na performance em relação ao Fusca e similares. Surgiram no mercado o Chevrolet Meriva, Palio, Honda Fit, Astra, Corolla e o campeão de vendas Gol em versões mais refinadas. Custavam um pouco mais, mas eram muito melhores do que os populares, que gradativamente foram trocados por carros de segmentos superiores.

E o termo carro popular virou sinônimo de carros simples em demasia que o consumidor rejeitava. E este será o grande desafio do novo popular: ser bonito, tecnológico, seguro, confiável com ótima performance, mas sem custar mais do que R$ 50 mil. O Brasil já tem os carros básicos com qualidade como o Mobi, Kwid, Polo track, Onix. A solução pode ser a redução dos preços destes modelos através de drástica redução da carga tributária. 


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