Onix Activ é um sedutor

Onix Activ é um sedutor

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O Onix com design de linhas suaves, em forma de “cunha”, que fluem velozes da frente à traseira, introduziu no segmento de entrada um grau a mais de esportividade e refinamento estético, que depois seriam ampliados na chegada do HB20. O Onix, após seu lançamento em 2012, gradativamente se impôs no mercado. As razões desta aceitação surgiram facilmente no teste de rodagem do Onix Activ, a nova versão aventureira urbana do hatch.

O teste de rodagem de mais de 500 quilômetros incluiu até mesmo estradas vicinais sem pavimentação do litoral gaúcho. Afinal, esta versão Activ teve as suspensões erguidas em 3mm e o “ângulo de ataque” na dianteira também ampliado em 20mm. No teste, o Onix mostrou uma performance veloz e consistente. Há agora um volante com assistência elétrica com esterço rápido, totalmente conectado aos movimentos e reações das rodas direcionais, mas que também apresenta um alto grau de “road feeling”. É o “sentir a rodovia” do agrado de motoristas comprometidos com o rodar seguro. É fácil “sentir” o Onix que parece sempre estar “na mão” do motorista. Ele não o engana com falsos movimentos ou instabilidade repentina. E o programa eletrônico de estabilidade dá máxima eficiência e ajuda a estabilizá-lo em curvas complicadas. Na rigidez torsional da plataforma nasce o silêncio no habitáculo, que na rodovia sobre asfalto praticamente isola os passageiros do “em torno”.

O “riding”, ou conforto de marcha, está em nível elevado no Onix. Mas no Activ a elevação das suspensões exigiu que as suspensões ficassem mais rígidas na recalibração de molas e amortecedores. A maior rigidez das suspensões é sentida pelo motorista na maior aspereza sobre pisos irregulares. Sobre asfalto em boa condição não há diferença no conforto de rodagem.

Onix Activ_2Passados quatro anos, o Onix é um sucesso de vendas e ocupa há dois anos a primeira colocação no segmento dos carros de entrada. É logico que tem a ajuda-lo o conservadorismo vigente no segmento, que em 2016 só teve a novidade do Mobi, que fica aquém do Onix no desejo familiar por status e conforto. A aparência de carro robusto e até maior do que realmente é, também atrai à família. Mas convém lembrar que o Onix é um “compacto” com apenas 3,93m de comprimento, com “generosos” 2,53m de distância entre eixos. E isto amplia o espaço interno. Para quem vai à frente o espaço é pra lá de confortável. Para quem viaja atrás não é opressivo. No porta malas cabem 280 litros, o que também satisfaz à família brasileira.

Esta derivação Activ mantem o bom gosto e suavidade do design original e acrescenta adereços esportivos ao gosto dos aventureiros urbanos, para quem a máxima aventura passa a ser a viagem “temerária” até o shopping. Aliás, tem tanto assalto por lá que é mesmo uma viagem temerária.

Por Renato Rossi

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