Rampage comprova qualidade em teste urbano
Picape é a resposta da Ram para as cidades congestionadas
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A Ram Rampage é o modelo mais vendido da Ram no mercado, superando as vendas dos modelos Ram 1500 e 2500. Há também a Ram 3500, que exige carteira de habilitação profissional por ter tamanho de caminhão médio, com uso desaconselhado no trânsito urbano. Afinal, as ruas das cidades brasileiras não são "highways" que cruzam as cidades do interior dos Estados Unidos da América, onde o "meio-oeste", composto pelos estados de Missouri, Nebraska, North Dakota, Indiana, entre outros, é uma região central povoada por 70 milhões de seres humanos e propriedades rurais. No "meio-oeste", a Jeep e a Ram vendem grande parte de sua produção. Há uma voracidade por grandes picapes nessa região rural e conservadora, que gera bilhões de dólares de lucratividade para a Ram, Jeep e outras marcas que produzem picapes.
No Brasil, os modelos 1500 e 2500 da Ram se sentem deslocados no uso urbano. Mesmo na área física enorme de São Paulo, as ruas são estreitas, e nelas mal cabem as Rams, que só ficam à vontade no "brasilzão" de propriedades rurais do tamanho da Bélgica. Essas são áreas do rico "agronegócio", que compra grandes picapes tanto para o trabalho rural quanto para o "status" dos ruralistas. É comum ver nas cidades do agro uma quantidade significativa de Ram 1500 e 2500, mas também da Ford F150 Raptor, o modelo mais caro da Ford. Ram e F150 trazem para o Brasil sua eterna rivalidade.
A Rampage cedida para teste pela "Savarauto Ram e Jeep" é a resposta da Ram para as cidades congestionadas do Brasil. Ela tem 5.028 mm de comprimento, enquanto as Ram 1500 e 2500 têm 5.916 mm. Qualquer picape com quase seis metros, independentemente da marca, é um "estorvo" no trânsito urbano sempre congestionado do Brasil. Menor, a Rampage se mostrou à vontade nos 200 quilômetros rodados em dois dias na cidade. O deslocamento urbano rápido é sustentado pelo motor 2.0 diesel, com 170 cavalos, já utilizado com sucesso na linha Jeep. O câmbio automático de 9 marchas possui escalonamento que facilita o uso urbano, aproveitando a linearidade do torque forte de 38,8 kgfm. Segundo o Inmetro, a Rampage faz 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, o que representa um consumo otimizado para um veículo que pesa 1.936 quilos.
A precisão e suavidade da condução são sedutoras. O volante, com assistência elétrica, tem um esterço preciso, ampliando a manobrabilidade, especialmente no trânsito urbano. As suspensões, muito bem calibradas, são do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. Esse conjunto, acoplado ao "monobloco", proporciona um alto nível de rigidez torsional, e a Rampage lida com tranquilidade com as imperfeições do terreno. A condução é tão suave que o motorista esquece que está a bordo de uma picape grande. Chama a atenção a qualidade dos materiais de revestimento do habitáculo.
A precisão dos encaixes das peças sintetiza tecnologia avançada de produção com "robôs caprichosos". O sistema de infoentretenimento dispõe de uma tela de 12,3 polegadas no centro do painel, enquanto as informações essenciais estão em uma tela de 10,3 polegadas na linha de visão do motorista. A tração é sempre 4x4 automática, com opção de reduzida por meio de um botão no console. A qualidade tecnológica e o visual diferenciado posicionam a Rampage como um produto competitivo e versátil em qualquer mercado do mundo, cativando igualmente ruralistas e urbanos.