Test-drive: Jetta GLI é esportivo família de dois mundos

Test-drive: Jetta GLI é esportivo família de dois mundos

Sedan da VW chega a 225 km/h com seu propulsor de 231 hps

Renato Rossi

Friso vermelho dá o tom da versão diferenciada

publicidade

O Volkswagen Jetta GLi tem elegante e ameaçadora aparência, típica dos sedans ultravelozes da Audi. É herdeiro desta esportividade discreta expressa no design do grupo alemão. A frente baixa do carro “assentado” ao solo sugere que ao volante as emoções podem ser fortes. Indica que o visual aerodinâmico e tranquilo pode conter “ventos de tempestade”.

A grade maior contém o friso horizontal vermelho e preto. O parachoque insere o spoiler frontal e há mais uma entrada inferior. Os grupos óticos elipsoidais entram pela lateral e acentuam a esportividade. Pressione o acelerador e os 231 hps e 37.5 kgfm de torque exigem logo sentidos atentos ao que surge: a subida rápida de giros pelo câmbio automático de sete velocidade DSG, que vem da Audi.

Coloque no modo “Sport”, que encurta as trocas de marchas e exigem o uso dos “paddle shifts”. O GLI não brinca em serviço. Em rodovia, só tem que respeitar limites que estão bem abaixo da esportividade, já que sua velocidade máxima chega aos 225 km/h. O Jetta GSI nas versões anteriores que tinham 11hps a menos mostrou seu potencial nos autódromo de Tarumã e Interlagos, com curvas feitas no limite de aderência e perfeito equilíbrio dinâmico. A esportividade convive com o lado “família e legal”.

O Jetta GSi é um sedan gentil e delicado no uso urbano. Mas não encham o saco dele, por favor. Que a resposta pode ser o “raio”. A média de consumo em sete dias de utilização foi de 14 km/l. Em rodovia em ida e volta ao litoral a 100 km/h, chegou aos 16 km/l litro. Nada mal para um carro esportivo raiz. O interior reflete a sobriedade germânica com refinamento. Predomina o acabamento escurecido em material sensível ao toque, com comandos em preto blihante. O volante podia ser um pouco mais pesado.

Mas o Jetta GLi la no fundo de sua alma rebelde, visa a família. Com a direção leve e precisa fica mais amigável a todo tipo de condutor. E o completo sistema de infoentretenimento Volkswagen Play personaliza modos de condução, conecta sistemas de assistência à condução e rastreia o que vai a frente, ao lado e atrás. Tem um nível elevado de inteligência artificial a serviço do motorista.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895