Test-drive: nova Nissan Frontier é versátil e confiável

Test-drive: nova Nissan Frontier é versátil e confiável

Picape tenta galgar espaços no mercado do Brasil e atingir vendas similares a de rivais como S10, Hilux e Ranger

Renato Rossi

Visual mescla refinamento e aquela brutalidade associada aos carros aventureiros

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A picape Nissan Frontier foi lançada no Brasil em 1998 e sempre foi coadjuvante no mercado. Com níveis de vendas bem abaixo das rivais S10, Hilux ou Ranger. Mas disposta a mudar seu “destino”, a engenharia da Nissan evoluiu o modelo de maneira radical a partir de 2019. A picape, cedida pela Nissan do Brasil e testada em sete dias, na versão SE, sintetiza esta evolução nos fundamentos de um veiculo utilitário.

Há agora maior rigidez torcional da plataforma, suspensões ainda mais confiáveis, volante com nova “pegada” e auxílio hidráulico, esterço preciso e ótimo raio de giro. Há melhora generalizada no habitáculo, que ficou mais ergonômico. Também está lá o convincente visual refinado, que não exclui uma certa “brutalidade”, visível na frente onde predomina a grade com bordas grossas em forma de colmeia e grupo ótico com quatro “canhões” quadrangulares de led.

A caçamba é a mesma de versões anteriores, com acréscimo de lanternas também em led. Tanto os ruralistas como este novo público urbano adotam a picape. A dualidade no uso significa que este tipo de carro deixou de ser um número na cadeia de produção para virar veículo de status. Hoje o público feminino também se interessa por picapes grandes e as pesquisas de mercado mostram que mulheres se sentem mais protegidas quando dirigem uma caminhonete grande.

A Frontier pesa 1.950 kg, que não transparecem na fácil e ágil dirigibilidade em rodovia e cidade. O teste não contemplou o fora de estrada. Esta agilidade da Frontier parte do uso de suspensão “multilink”, com molas helicoidais na traseira que substitui o menos refinado eixo de torção. O motor biturbo diesel com 190 hps, associado ao câmbio automático de sete velocidades também amplia a performance da Frontier.

A picape tem diversos sistemas que visam a segurança ativa e passiva: seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, radares anti colisão na dianteira e traseira, assistente eletrônico à subida e descida, assistente a linha reta, vários modos condução, incluindo os 4x2 e 4x4 com reduzida, para enfrentar a terra. Os bancos ergonômicos propiciam conforto e suporte lombar excepcional. Os apoios para cabeça colados à nuca preservam a integridade da coluna em caso de colisão na traseira. No lado utilitário, a capacidade de carga é de 1.050 kg. A versatilidade define a Frontier.


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