Test-drive: Novo Mercedes-Benz CLA amplia a qualidade

Test-drive: Novo Mercedes-Benz CLA amplia a qualidade

Sedan entrega sensação de conduzir “veículo superior” e mostra energia para vários perfis

Correio do Povo

Esportividade “sem exageros” é o mote do design da nova versão AMG

publicidade

O novo Mercedes-Benz CLA, modelo 2024, chegou ao mercado brasileiro em setembro, com diferenças estéticas e tecnológicas. Convém salientar que o teste de rodagem, convite da revenda Savarauto, mostrou mais uma vez que a montadora alemã, além de mudanças tecnológicas, aposta sempre no “essencial” que não pode ser traduzido em palavras. O sentimento que invadiu mais uma vez o piloto de testes foi de condução de veículo superior.

Nesta linha 2024, o CLA 200 AMG Line tem a frente mais rebaixada com novo padrão na grade do radiador, formada por pontos dinâmicos que inserem qualidade estética. O parachoque dianteiro foi redesenhado e a abertura inferior é mais ampla. Os faróis também foram redesenhados e há uma sutil agressividade que vai agradar ao potencial proprietário do CLA. Em geral o profissional liberal, de 40 a 55 anos.

Esportividade há, mas de forma discreta, sem exageros. Equipado com motor turbo, com 163 hps, que trabalha em conjunto com motor elétrico que gera mais 14 hps, o CLA tem uma performance adaptada a muitos perfis. Os mais esportivos terão um carro que responde rápido e que pode se tornar até agressivo Os mais “tranquilos” vão apreciar o conjunto de suspensões independentes, que junto à plataforma com alto nível de rigidez, propicia uma suavidade de marcha que ignora as imperfeições do terreno. O silêncio é absoluto.

O CLA faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e a velocidade máxima é de 229 km/h. O torque forte, de 27,5 kgmf, está sempre presente e o motor elétrico elimina completamente o “turbo lag”, ou vácuo do torque entre as 7 marchas do câmbio automático. A Mercedes não tolera o câmbio geleia, chamado CVT. Dota os carros de velozes e precisos automáticos.

No painel, duas telas de 10,25 polegadas formam uma futurista e bela horizontalidade. A tela da esquerda traz o diagnóstico em tempo real das funções do carro. A tela da direita é a central multimídia, que pode ser acionada pela voz humana. O sistema MBUX aprendeu a falar e quer “dialogar” com o motorista. Fornece informações valiosas para todos no habitáculo. Outro destaque é a perfeita harmonia entre o banco do motorista com a base “quadrada”, que salienta a esportividade.

Os sistemas que ampliam a segurança ativa e passiva são muitos e abrangentes. O CLA tem câmeras e radares que rastreiam tudo que se move ou é estático. As suspensões garantem excepcional estabilidade e o sedan pode trocar de trajetória em milésimos de segundos, no golpe brusco ao volante. A precisão e segurança de um carro de altíssima qualidade significa proteção à vida.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895