Test-Drive: Renault retoma a competitividade com o Kardian

Test-Drive: Renault retoma a competitividade com o Kardian

SUV tem tecnologia embarcada e proposta pensada para o mercado brasileiro

Renato Rossi

SUV busca mudança de patamar tecnológico

publicidade

O Renault Kardian já está disponível na Rede Renault no Brasil, país escolhido pelo grupo francês como plataforma de lançamento do SUV para a América Latina e outros mercados emergentes. O Blog de Carros e Motos testou o Kardian na cidade de Gramado, percorrendo rotas vicinais na Serra Gaúcha e trechos da BR-116. A diversidade de cenários incluiu desde o trânsito de alta densidade e agressivo de Gramado até o ambiente bucólico da Linha Bela, passando por caminhos estreitos entre densa vegetação na periferia da cidade. Surpreendentemente, mesmo em estradas de terra, o asfalto em boas condições proporcionava uma experiência inesperada. A cidade, voltada para o turismo, rapidamente melhorou suas vias, como o longo e sinuoso caminho até a Linha Bonita, que foi asfaltado após a instalação do "Parque dos Olivais", um complexo turístico dedicado à plantação de oliveiras e venda de azeite, com restaurante anexo.

Ao final de um dia dedicado à avaliação pelo Blog de Carros e Motos, o saldo foi tremendamente positivo para o Kardian, que demonstrou na prática o valor de uma proposta formal e tecnologicamente inovadora. Durante o teste de rodagem em velocidade legal no desafiador circuito da "Linha Bonita", o Kardian manteve o equilíbrio dinâmico que encanta desde os primeiros quilômetros.

Traseira mantém identidade Renault, mas com inovação | Foto: Renault / Divulgação CP

O diretor de engenharia da Renault do Brasil, Antonio Fleischmann, enfatizou que o equilíbrio dinâmico e a superioridade na dirigibilidade do Kardian são resultados da plataforma modular, capaz de se adaptar a veículos entre 2 e 4 metros de comprimento, evitando improvisações que poderiam prejudicar a estabilidade.

Além disso, Fleischmann destacou os avançados sistemas de segurança do Kardian, como o Piloto Automático Adaptativo, freios a disco nas quatro rodas, frenagem automática de emergência, programa eletrônico de estabilidade, controle de tração, modos de condução adaptativos e sensores com aviso de ponto cego, além da carroceria em aço com diversas densidades, resultando em cinco estrelas em testes de impacto.

Interface multimídia e recursos eletrônicos são destaque no interior | Foto: Renault / Divulgação CP

Com mais de 200 quilômetros percorridos em diversos tipos de terreno, o Kardian demonstrou excelente desempenho e conforto, preservando mente e corpo do motorista e passageiros. A ergonomia interna também se destaca, com materiais de maior refinamento e conforto nos bancos, painéis e cluster digital do motorista, aliado a uma central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay.

Com suas dimensões bem proporcionadas, o Kardian oferece conforto tanto para os ocupantes quanto para a bagagem, com 410 litros de capacidade no porta-malas. Equipado com um motor TCE de três cilindros, o Kardian apresenta potência e torque adequados para uso urbano ágil e seguro em estradas, combinado com uma transmissão automática de dupla embreagem que proporciona engates rápidos e precisos.

Em resumo, o Kardian da Renault demonstra competitividade em relação aos concorrentes, superando muitos deles, como alguns SUVs chineses, colocando-se como uma opção atraente no mercado.

Grafismos e cores vibrantes fazem parte da proposta de design | Foto: Renato Rossi / Especial CP

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895