Toro: O acerto da Fiat

Toro: O acerto da Fiat

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Imagens: Fiat / Divulgação / CP Imagens: Fiat / Divulgação / CP


A picape Toro é um inegável sucesso de vendas, com mais de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento no mercado no final de fevereiro de 2016. É a aceitação desta picape de porte médio que nas medidas fica abaixo das grandes, mas próxima.

A Toro tem 4,91 metros de comprimento, enquanto a impositiva S10 tem 5,34 metros. Já a rival Oroch, também testada no blog Carros e Motos tem 4,69 metros. Este “ficar abaixo dos 5 metros” insere com maior facilidade a Toro no trânsito urbano, que no Brasil das ruas estreitas, tem verdadeira aversão a veículos de grande porte. Quem compra os grandes Suvs como o Volvo XC90 ou Jeep Grand Cherokee, acaba deixando-os para viagens de final de semana. Somente os ruralistas utilizam as grandes picapes nas cidades interioranas nos finais de semana como um particular símbolo de status. Nos grandes centros urbanos, as picapes grandes são incomuns.

A Toro se adapta a cidade e o motorista logo sente isso, na fácil manobrabilidade da picape. A versão testada, a Toro Freedom 2017, é equipada com o potente motor 2.4 Tiger Shark, produzido na unidade industrial da Jeep no México. Este motor também equipa a versão intermediaria do ótimo Compass. Para a inserçao na Toro sofreu algumas modificações: o sistema de abertura de válvulas agora é o avançado MultiAir 2 que tem melhor calibração da entrada e saída do ar nos cilindros, gerando maior torque.

A adição de ótimo câmbio com nove marchas induz a liberação do torque pelos 1500 mil giros. Após, o torque segue até as altas rotações. O resultado deste “casamento” do motor com 186 hps e 24.9 mkgf com as nove velocidades do câmbio é sentido como uma dirigibilidade simples e fácil, principalmente em trânsito urbano.

A engenharia da Jeep teve o bom senso de incluir os providenciais “paddle shifts” nas laterais do volante que permitem uma “tocada mais esportiva” da Toro, com trocas mais rápidas e eficientes em relação ao modo automático.

Neste teste, quilômetro após quilômetro, o piloto de testes se convencia de que o sucesso da Toro vem de seu acertado projeto de engenharia, que inicia na sólida plataforma, a mesma do Renegade e Compass e se sustenta na suspensão traseira Multilink” de braços múltiplos que gera menor “rolling” ou rolagem lateral da caçamba.

O resultado é menor inclinação da picape em curvas e manutenção da estabilidade direcional e lateral. Convém citar que a Fiat prosseguiu no “capricho” no material de qualidade empregado nos revestimentos internos, belo design do painel dianteiro, inspirado no Renegade e farto uso de material fono absorvente, que garante o silêncio no habitáculo.

A Toro Freedom é equipada com tração 4x2, mas como a intenção do piloto de testes não era ir “atrás” de alguma espécie em extinção nas matas já extintas do Brasil, o 4x2 deu conta do recado no uso urbano e rodoviário.

De série a Toro 2.4, tem o Programa Eletrônico de Estabilidade, controle de tração, freios a disco ventilados na dianteira e na traseira. Rodas de liga leve são opcionais, 215/65 R16.

Há um completo sistema de infotenimento com câmera de ré. Em síntese, quando há uma destinação a qualidade desde o início do projeto, fica mais fácil a aceitação do consumidor.

Por Renato Rossi

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