Apocalypse

Apocalypse

Primeiro álbum de progressivo nacional gravado ao vivo nos EUA completa 20 anos

Chico Izidro

Disco "Live in USA" completa duas décadas

publicidade

O Apocalypse foi a primeira banda de Rock Progressivo nacional a lançar um CD duplo ao vivo, há exatos vinte anos. Também foi a primeira a gravar um álbum ao vivo nos EUA. O tecladista e fundador do grupo, Eloy Fritsch, conta que o Apocalypse sempre gostou de desafios. "Acreditamos na nossa música e gostamos muito do que fazemos. O show dos EUA foi gravado pelos americanos e a qualidade das fitas ficou tão boa que resolvemos lançar o CD duplo incluindo também um CD-ROM com vídeo clipe da música 'Jamais Retornarei', produzido pelo meu irmão, Ruy Fritsch”, recorda.

Em 1999 o Apocalypse  já havia lançado três álbuns pela gravadora francesa MUSEA e uma coletânea desses álbuns pela gravadora Atração, de São Paulo. A música “Notre Dame” fez parte de uma coletânea de bandas europeias e estava fazendo sucesso entre os fãs de Progressivo. Nessa época, o grupo foi convidado para participar de um dos maiores festivais de Rock Progressivo nos USA, o ProgDay, realizado na Carolina do Norte. A banda viajou sem os seus instrumentos para os States, já que o festival forneceria toda a infraestrutura, incluindo os instrumentos.

“Viajamos aos EUA e ficamos 10 dias (cinco na Flórida e cinco na Carolina do Norte) por conta dos promotores do evento. Foi uma aventura. O festival é internacional então tocaram bandas da Itália, França, Panamá e norte-americanas", lembra. "O festival era ao estilo Woodstock, com vários americanos acampados em uma fazenda e várias lojas de discos vendendo de tudo sobre Progressivo, inclusive todos os nossos CDs", conta.

Quando a banda retornou ao Brasil, recebeu pelo correio as fitas ADAT gravadas com o show da banda. Assim, conseguiu produzir o álbum duplo ao vivo. "A equipe de som americana tinha gravado em 24 canais digitais, logo o som do CD também ficou de boa qualidade", relata.

A programação do CD-ROM ficou a cargo de Eduardo Campos, Mauro Machado pintou as paisagens com os duendes e elementais e o guitarrista Ruy Fritsch fez a edição do vídeo clipe. "O álbum 'Live in USA' é uma  produção que investimos muito, e uma das principais realizações do Apocalypse", finaliza Eloy.


Confira um apanhado de clássicos da banda escolhidas pelo tecladista Eloy Fritsch:
https://spoti.fi/2M1sGco
Assista ao vídeo de “Último Horizonte”, gravada ao vivo em Porto Alegre, em 2000 no lançamento do álbum “Live in USA”:
https://youtu.be/jQKJ2dEvumM
Contatos:
Facebook: www.facebook.com/ApocalypseProg
Instagram: www.instagram.com/apocalypseprogbr
 

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895