Bando Celta

Bando Celta

Raízes roqueiras estão vivas em pioneiros do Neofolk gaúcho

Chico Izidro

O Bando Celta se apresenta com figurino celta estilizado, desenhado por Margarida Rache

publicidade

O Bando Celta começou a disponibilizar cinco singles, que no final completarão o lançamento do EP “Festim Pagão”. O primeiro single, “Bando Celta e o Festim Pagão”, saiu na sexta-feira passada, dia 11, e pode ser acessado nas principais plataformas digitais. O grupo tem raízes fincadas no rock, mas sua sonoridade engloba o que atualmente é convencionalmente chamado de “neofolk”.

Neofolk é um dos desdobramentos da música Folk que surgiu primeiramente na Europa com influencias de músicas pós-industrial. O estilo pode ser tido como uma música acústica ou uma mistura de instrumentos acústicos do meio Folk, acompanhada por uma variedade de sons como pianos, harpas, violão clássico e elementos da música industrial e experimental.

“Festim Pagão” será o primeiro de dois EPS que o Bando Celta planeja lançar, com o intuito de ter um álbum completo com estas músicas no futuro. Neste primeiro trabalho, foram gravadas três músicas: “Bando Celta e o Festim Pagão”, “O Cão Negro” e “Eu Sou do Folk”, e mais duas instrumentais, um reel (tipo de dança folclórica) e uma polca.

Musicalmente, o Bando Celta focou em registrar execuções espontâneas, valorizando a formação atual para depois acrescentarmos ingredientes extras, que fazem parte da nossa concepção e nem sempre podemos experimentar ou oferecer ao público. Então as bases das músicas foram gravadas ao vivo no Estúdio Soma de Porto Alegre.

O Bando Celta se apresenta com figurino celta estilizado, desenhado por Margarida Rache. Nos roteiros dos shows, além das genuínas músicas celtas mescladas com composições próprias, há versões de músicas brasileiras que dialogam com esse estilo, como Pagode Russo, um clássico da cultura nordestina de Luiz Gonzaga, além de releituras de clássicos do Heavy Metal, como “Hallowed be Thy Name”, do Iron Maiden.

A banda é formada por Renato Velho (violão, mandola, banjo e vocais), Caio Haag (vocal e bodhran), Leandro Dias (gaita de foles, flautas e percussão), e Christian Feel (violino e eletrônicos).

Acompanhe os lançamentos:
www.facebook.com/events/446872849268541
Ouça o single no Deezer:
https://www.deezer.com/br/album/113700572
Ouça o single no Spotify:
https://spoti.fi/2IIAjBr


Contatos:
Facebook: www.facebook.com/bandocelta
Instagram: www.instagram.com/bandocelta
Youtube: http://bit.ly/312Wvwc
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no www.facebook.com/cenarockcp/ e no www.instagram.com/cenarockcp/


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895