"Eduardo e Mônica"

"Eduardo e Mônica"

Longa-metragem é inspirado em música do Legião Urbana escrita por Renato Russo

Chico Izidro

Gabriel Leone e Alice Braga vivem personagens icônicos do Rock Brasil dos anos 1980

publicidade

O filme "Eduardo e Mônica" é uma comédia romântica inspirada nos personagens populares criados por Renato Russo para a música homônima presente no segundo disco da banda Legião Urbana, "Dois", de 1986. A faixa permanece sendo um grande hit, mais de 35 anos depois de seu lançamento. O filme é dirigido por René Sampaio, que reedita a parceria com a produtora Bianca De Felippes - os dois são responsáveis também por “Faroeste Caboclo” (2013), longa que também se baseou em outro grande sucesso da banda brasiliense. 
Nos papéis principais estão Gabriel Leone e Alice Braga, e foi gravado em Brasília, no Rio de Janeiro e na Chapada dos Veadeiros durante oito semanas em 2018. A trama é bem conhecida por todos. Quem não conhece deve ter morado em Marte nestas últimas três décadas. Fala da relação de um casal completamente diferente, com Mônica sendo uma garota mais velha, já quase se formando na faculdade, namorando um garoto de 16 anos, ainda no ensino médio. A leitura que se pode fazer é de que o amor supera tudo, inclusive diferenças extremas.
Renato Russo, que faleceu em 1996, vítima da AIDS, admitiu em entrevistas que o casal em que se baseia Eduardo e Mônica existiu, mas que não podia revelar quem eram, por um pedido próprio da dupla em que ele se baseou para fazer a letra.
"O filme é uma delicada história de amor que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação", definiu o diretor René Sampaio. "Era muito importante para a gente ser fiel ao espírito do Renato. Das músicas compostas por ele, esta é a mais solar. Então, a ideia era manter essa energia", acrescentou Bianca De Felippes.
Além de Gabriel Leone e Alice Braga, também estão no elenco Otávio Augusto (como Bira, avô de Eduardo), Juliana Carneiro da Cunha (Lara, mãe de Mônica), Victor Lamoglia (Inácio, amigo de Eduardo), Bruna Spínola (Karina, irmã da Mônica) e Fabrício Boliveira (que foi o João de Santo Cristo de Faroeste Cabloco) em participação especial.
"Eduardo e Mônica" é um filme que emociona, ainda mais para quem cresceu escutando a música no rádio ou em seu toca-discos. E ainda por cima tem momentos tristes, pois pega pesado em questões como solidão e luto. "Quem um dia irá dizer que não existe razão, nas coisas feitas pelo coração...E quem me irá dizer que não existe razão...".
 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IoSR5tl1AAU

Leia demais posts do blog

 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895