Cena Rock

Festival Rocha Dura destaca o punk rock nesta sexta-feira

A 39ª edição terá shows das autorais bandas Inadimplents, Petardo 69, Os Mukiranas e Pupilas Dilatadas no Brotherhood Tattoo Pub, em Canoas

Uma das atrações da noite, a Pupilas Dilatadas faz shows da turnê "41 anos de estrada"
Uma das atrações da noite, a Pupilas Dilatadas faz shows da turnê "41 anos de estrada" Foto : Clara Morales / Divulgação / CP

O 39º Festival Rocha Dura acontece nesta sexta-feira (10), às 20h, no Brotherhood Tattoo Pub (Coronel Vicente, 624), em Canoas. A edição especial dedicada ao punk rock apresenta show autoral das bandas Inadimplents, Petardo 69, Os Mukiranas e Pupilas Dilatadas. Ingresso a R$ 15, valendo um chope de 300ml.

O projeto itinerante, uma realização de Rocha Dura Produções, busca a inclusão de artistas e grupos autorais independentes na cena musical de Porto Alegre e Região Metropolitana. Já houve 38 edições com a participação de 111 bandas, 152 shows e centenas de musicistas.

As bandas

A Inadimplents, banda autoral de punk/hc formada em 2023 na cidade de Canoas, tem composições que tratam sobre a vivência dos integrantes no dia a dia, além de temas políticos. O objetivo do grupo é gritar contra tudo que lhe indigna no mundo.

A Petardo 69, formada em São Leopoldo em 2002, mistura a energia do punk rock com letras autorais que fazem pensar e sentir. As influências vão do garage rock ao punk rock clássico. É formada por Rafael Meirelles (voz), Paulo Pereira (guitarra), Maico Roberto (baixo) e Jean Sant’Anna (bateria). Com presença marcante no palco, sonoridade intensa e letras que exploram inquietações pessoais e liberdade, o quarteto entrega um som direto e autêntico. Lançou o álbum “Não julgue o livro pela capa” em 2005, disponível nas plataformas.

O grupo Os Mukiranas, formado em Porto Alegre em 2020, mistura a crueza do punk rock com elementos teatrais e ácidos da vida noturna e urbana, criando um som sujo, provocador e cheio de personalidade. A banda reúne Bira Oliveira (vocal), Vinicius (baixo), Jean (guitarra) e Thiago Oliveira (bateria). Lançou os álbuns “Cultura Insana” (2024) e “Cidade dos Ratos” (2025), que retratam com sarcasmo e brutalidade a realidade urbana marginalizada e decadente das grandes cidades.

A Pupilas Dilatadas, banda de punk rock formada em 1984 na capital gaúcha, lançou o compacto duplo “Experience” (Ataque Frontal/Sulcos Suicidas/1988) e participou com músicas em quatro coletâneas nacionais em vinil: “Porto Alegre Rock” (Pialo/1985), “Contra Ataque” (Ataque Frontal/1986), “Ronda Alternativa” (Devil Discos/1987) e “Paranóia Suicida” (Sulcos Suicidas/1990). Em 2002, a banda volta com nova formação, Felipe Messa (guitarra e voz), Veri D'Avila (baixo e vocal) e Rogério Bittencourt (bateria), lança cinco CDs e faz o circuito de shows nas principais capitais do país e em Montevideo (Uruguai). Atualmente, divulga o EP "Tempos Inglórios” (Pisces Records/2022) e faz shows da turnê “41 anos de estrada”.

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Instagram e no Facebook

Contato: alecia@correiodopovo.com.br

Mais Lidas