Gambona

Gambona

O guitarrista está lançando seu novo trabalho, o disco "Ventos do Sul"

Chico Izidro

Gambona é autodidata e tem mais de 30 anos de carreira musical

publicidade

O músico Eduardo Quintian Gambona está lançando seu novo trabalho, o disco "Ventos do Sul", diferente dos anteriores, que trilhavam entre o blues e o rock. Esta obra é totalmente instrumental, com 13 músicas autorais. Um autorretrato, criado e idealizado a partir de mudanças, sentimentos, maturidade, família, lembranças, lugares, natureza, meio ambiente, paz e reflexão, sempre buscando a melhor sonoridade, timbres, dinâmica, tornando o resultado final harmonioso.

O disco foi gravado, mixado e produzido pelo próprio Gambona e por Mário Marmo Farias Peirano Jr, no Sunday Morning Studio, em Porto Alegre, entre março e junho de 2019, e masterizado por Ciro Moreau.

Gambona é natural da cidade de Rio Grande e atualmente mora em Porto Alegre. Autodidata, com mais de trinta anos de carreira musical, já residiu em São Paulo (os primeiros acordes com a guitarra), Paraná e Santa Catarina. Entre 1997 e 1998 viajou para os EUA, Espanha e Portugal, onde vivenciou e experimentou a musicalidade de cada local.

Sua base musical e fonte de inspiração passa por bandas de rock dos anos 1960 e 1970, blues, country, folk, jazz e guitarristas como T-Bone Walker, Albert King, Freddie King, B.B.King, Johnny Winter, Duanne Allman, Rory Gallagher, Eric Clapton, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, Tommy Bolin, Jimmy Page, Robben Ford, John Scofield, Larry Carlton e Ry Cooder.

Além disso, Gambona é músico atuante em várias bandas do rock sulista, já tendo participado de shows com Blues Etílicos, Fernando Noronha & amp; Black Soul, entre outros nomes da cena. Em 2009 passa a integrar a banda Histórias do Rock Gaúcho, em parceria com Egisto Dal Santo, Gugu Mendes e Paul Arcari, que apresenta releituras de clássicos do pop-rock gaúcho. Recentemente, em 2019, integrou o grupo Rock De Galpão, que resgata e recria músicas do cancioneiro do sul, substituindo o guitarrista Rafa Schuler em várias oportunidades.

Principais trabalhos:
- Lançou seu primeiro disco, "Gambona", em 2001, com sonoridade bluseira e forte sotaque roqueiro, temas instrumentais e acústicos de alta qualidade técnica.
- Em 2009, Gambona participou da primeira edição do Festival de Blues El Mercoblues, em Punta del Este, no Uruguai, junto com o gaitista Ale Ravanello (Brasil) e músicos da Argentina, Uruguai e Chile. Ainda no mesmo ano, foi o único brasileiro convidado do El Mercoblues, edição Chile, realizado nas cidades de Santiago e Punta del Tralca, importante balneário de veraneio, no Pacífico.
- Em 2010, lançou o CD "Vida Blues" e fez apresentações em SP e várias cidades da Argentina.
- O CD acústico "Bourbon Blues" é lançado em março de 2011, juntamente com o gaitista Ale Ravanello. No ano seguinte, o disco ganha o Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre, como melhor instrumentista, na categoria gênero pop. O DVD "Bourbon Blues" ao vivo também é gravado nesse ano.
- “Longe de qualquer lugar” é o quarto disco da carreira, tendo sido lançado em 2014.

Link para a música "Ventos do Sul": https://www.youtube.com/watch?v=blQXmNJtgLA

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no www.facebook.com/cenarockcp e no www.instagram.com/cenarockcp


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895