Cena Rock

Hard Blues Trio e Sérgio Duarte se encontram no palco do Grezz

A banda gaúcha e o paulista mestre da gaita blues juntam talentos em show com clássicos do ritmo e sons autorais nesta sexta-feira

Sérgio Duarte, um dos pioneiros da gaita blues no Brasil, chega ao RS para shows e workshops
Sérgio Duarte, um dos pioneiros da gaita blues no Brasil, chega ao RS para shows e workshops Foto : Marcelo Crelece / Divulgação / CP

Os gaúchos da Hard Blues Trio se encontram com o paulista Sérgio Duarte, um dos pioneiros da gaita blues no Brasil, nesta sexta-feira, no palco do Grezz, em Porto Alegre.

Promete ser um belo espetáculo a junção do talento de Duarte em seus mais de 30 anos de carreira e vivência na estrada do blues, com grande bagagem de obras lançadas e em parcerias com grandes artistas da cena nacional e mundial, com o Hard Blues Trio, conhecido por combinar a essência clássica do blues com uma abordagem contemporânea. No repertório, clássicos da história do ritmo e sucessos autorais como “Dilacerado” e “Blues’n’Roll”.

Sérgio Duarte profissionalizou-se na década de 1980, sendo considerado um dos pioneiros da gaita blues e do ensino do gênero. O reconhecimento veio em 2000, após o lançamento do primeiro disco solo pela famosa gravadora Eldorado, um CD histórico gravado com sua banda: “Sérgio Duarte Entidade Joe Vol. 1”. O trabalho mostra todo o seu virtuosismo e técnica adquiridas com os grandes mestres do blues norte-americano, como James Cotton, Willian Clarke, Sugar Blue, em suas viagens para os Estados Unidos atrás do ensino e da cultura da gaita no ritmo. É o primeiro CD lançado de um gaitista paulista com solos e canções históricas, que influenciou toda uma nova geração de artistas.

Com quatro CDs solos lançados nas plataformas digitas e várias participações em discos e shows de grandes bandas e artistas, Sérgio Duarte e banda também tocam ao vivo e marcam presença em grandes festivais do Brasil e da América Latina. O músico ainda conta com o endorser e patrocínio das gaitas Hohner e prepara novo trabalho. Na vinda ao RS, apresentará o workshop “Gaita Blues” nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, na sala Sérgio Napp da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Inscrições aqui.

A Hard Blues Trio combina a essência clássica do estilo com uma abordagem contemporânea | Foto: Foto: Zé Carlos de Andrade

Hard Blues Trio tem mais de 10 anos de estrada e se destaca no cenário nacional com a presença feminina de Dani Ela no baixo e voz principal, além das guitarras de Juliano Rosa e o ritmo de Alexandre Becker na bateria. Atração de festivais e eventos notáveis pelo Brasil, como Mississippi Delta Blues Festival (RS e RJ), Noite dos Museus (RS) e Carrancas Jazz & Blues (MG), foi a primeira banda gaúcha independente a se apresentar ao vivo no programa Kiss Club da Rádio Kiss FM (SP).

Seu trabalho autoral está presente no álbum “Blues ‘n’ Roll”, lançado pelo selo Rock Company em 2024, além dos trabalhos lançados de forma independente: “Pé na Estrada” (2017) e “Faça Amor, Não Faça Guerra e Escuta Esse Rock” (2022). O lançamento mais recente do trio é o single “Um Rosto Na Multidão”, disponível nas plataformas.

O Grezz abre às 19h e show é a partir das 21h, na rua Almirante Barroso, 328, Floresta. Ingressos na Sympla e na hora.

No sábado (12), a Hard Blues Trio e Sérgio Duarte vão tocar no “On The Rocks Music Festival”, no Hop House Pub (rua Garibaldi, 1094), em Caxias do Sul. Ingressos na Sympla.

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Instagram e no Facebook

Contato: alecia@correiodopovo.com.br

Mais Lidas