Luciano Paim

Luciano Paim

Músico caxiense lança single e clipe de “Meu Recado”

Chico Izidro

“Meu recado” mistura Punk Rock e música gauchesca

publicidade

Uma mistura inusitada entre o punk e a música gauchesca é a proposta do músico caxiense Luciano Paim no single e no vídeo “Meu Recado”, em que ele faz referência a nomes como Os Bertussi, Paulinho Mixaria e a banda de hardcore Exploited. Universos aparentemente tão diferentes ganham um novo e bem-humorado olhar, uma oportunidade para colocar os preconceitos de lado e aproximar distâncias. “Sempre achei que tem tudo a ver, o gaúcho e o punk são dois rebeldes, mas acho que essa visão pode ser coisa da minha cabeça”, destacou Paim.

Ele lembra que descobriu o punk rock por conta própria, na rebeldia da adolescência, mas o amor pela música gaúcha veio de berço mesmo, na infância, quando passava o tempo escutando as histórias cantadas por artistas como Os Bertussi, Os Filhos do Rio Grande e Gildo de Freitas. Esse binômio entre o som nascido na Inglaterra com o originário dos Campos de Cima da Serra formou a identidade musical de Luciano – baterista da banda Ligante Anfetamínico – e é a base do projeto solo Luciano Paim e Grupo Hardcore Serrano.

A música “Meu Recado” já tem dez anos. “Em 2010, em parceria com Gilmar Giacomelli (Punk Boy), compusemos uma dezena de músicas com a intenção de fazer uma banda paralela à Ligante, com uma temática punk-gaudéria, mas o projeto acabou antes de entrarmos em estúdio. Como eu continuava muito empolgado com a ideia, decidi levar adiante e gravei uma das músicas. O resultado me causou certa estranheza e resolvi esquecer a ideia de lançar”, recordou.

Agora em 2020, Luciano, ao organizar suas coisas, deu de cara com a velha gravação e, ao ouvir novamente, percebeu que tem muita coisa pior por aí rolando. “Então como neste ano em que completo 40 anos de idade e 25 tocando hardcore e punk rock, resolvi me presentear e apresentar para vocês 'O Meu Recado', com Luciano Paim e Grupo Hardcore Serrano”, disse.

O clipe lançado para o single “Meu Recado” tem direção de Maicon Benato e revisita a estética dos clássicos vídeos de grupos serranos, com cenas ao ar livre, abaixo das araucárias e ostentando um ônibus adesivado com nome e fotos da banda. No meio de tudo isso, surge um vocalista de jaqueta de couro e cara de mau. “Sempre gostei dessa estética dos grupos gaúchos, olhava aqueles ônibus na rua e sempre achava muito massa”, contou.

Como a música foi gravada há 10 anos, não foi possível recrutar para o clipe os instrumentistas que estiveram no estúdio naquela época. O jeito foi chamar os amigos Alisson Ferreira, Ronaldo Zirkel e Edimar Perondi de Souza, que não são músicos de verdade, para participar do vídeo e fazer a “festa punk” no meio das paisagens campeiras.

Assista ao clipe de “Meu Recado”: https://youtu.be/yX9MlOF7Lk8

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e Instagram


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895