O jazz de Ronaldo Pereira

O jazz de Ronaldo Pereira

Saxofonista vai lançar o single “Flower of Life” em show com seu quarteto nesta sexta-feira, no Agulha

Ana Lécia de Oliveira

Ronaldo apresentará suas composições acompanhado de Rodrigo Arnold, Martin Estevez e Vicente Oliosi

publicidade

O saxofonista Ronaldo Pereira marca sua estreia solo na cena do jazz gaúcho nesta sexta-feira, no bar Agulha, em Porto Alegre. No show, a partir das 21h, ele lança o single “Flower of Life” acompanhado dos músicos Rodrigo Arnold (contrabaixo), Martin Estevez (bateria) e Vicente Oliosi (piano). A apresentação terá ainda a participação de KIAI Grupo. Ingressos antecipados estão disponíveis pelo site Sympla. O Agulha fica na rua Conselheiro Camargo, 300.
 
Ronaldo Pereira também é arranjador, compositor e professor. Após receber cinco indicações ao Prêmio Açorianos com seu antigo grupo, incluindo Melhor Disco Instrumental, com o álbum KULA, o artista de 27 anos apresentará suas composições inéditas no disco de estreia, que será lançado em março deste ano. "Flower of Life" faz parte do novo trabalho. O álbum é composto por nove faixas, sendo oito inéditas, além do single homônimo. 
 
Arte do single "Flower of Life" 
 
Conforme o material de divulgação, o álbum, composto durante o inverno gaúcho, com inspirações estéticas no jazz avant-garde, free jazz e hard bop, expõe a pesquisa musical do compositor colocada face a face com o cotidiano frenético e caótico da vida urbana, as energias e a densidade da “selva de pedra” e a busca do encontro ao eu através de um mergulho nas águas profundas do som e suas infinitas possibilidades. Utilizando recursos que vão desde o dodecafonismo de Schoenberg até o politonalismo de John Coltrane, flertando com o free jazz, o disco se aprofunda no uso sistemático de padrões cíclicos melódicos em uma estreita relação com a geometria e a matemática. Além disso, traz referências históricas, como o uso do vocabulário be bop e do diatonicismo comum, bastante utilizados no Jazz Swing e no Dixieland Jazz do início do século XX e presentes na música ocidental até hoje. 
 
Mais sobre o saxofonista no Facebook e no Instagram
 
 
Curta o Centa Rock também no Facebook e no Instagram
 
 
 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895