Preto no Metal

Preto no Metal

Projeto reúne fotos de músicos negros atuantes no Heavy Metal gaúcho

Chico Izidro

Músicos negros que tocam Heavy Metal terão fotos expostas na mostra

publicidade

A Casa Obscura estará recebendo nos dias 23 e 24 deste mês a exposição "Preto No Metal". O projeto é uma reunião de fotografias de músicos negros atuantes no cenário Heavy Metal no Rio Grande do Sul, e tem como idealizadores e responsáveis Indy Lopes, Dênis Lapuente e Lohy Silveira.

O objetivo principal do projeto é proporcionar ao negro uma forma de ter voz ativa no Heavy Metal e, assim, fomentar o seu ingresso nesse cenário, incentivando-o a ter uma carreira na música pesada, seja como músico instrumentista, vocalista ou ainda produtor musical.

Historicamente, a música pesada, nesse projeto representada pelo estilo Heavy Metal, contou com poucos nomes de personalidades negras, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Na região Sul, essa representatividade é ainda menor, por ser uma região de colonização predominantemente europeia.

O projeto surgiu quando a fotógrafa Indy Lopes captou algumas imagens de um músico negro atuante no cenário da música underground em Porto Alegre para compor seu portfólio. Após o ensaio, juntamente com alguns amigos, surgiu a ideia de realizar um ensaio fotográfico somente com músicos negros atuantes na cena Heavy Metal e transformar este material em uma exposição de Artes Visuais.

Essa simples sugestão, inicialmente despretensiosa, deu espaço para vários questionamentos quanto à participação dos negros nesse estilo musical. Permitiu ainda vislumbrar a criação de um projeto cultural com a intenção de enaltecer sua maior participação no mundo da música pesada, proporcionando reflexões e diálogos que levem à sua representatividade.

Diante desta iniciativa, um grupo de amigos profissionais das artes, como da Fotografia, Cinema, Publicidade, Produção Cultural e da Música, formaram o coletivo L.I.V.R.E., que está dando voz ao projeto, elevando o questionamento desta falta de representatividade cultural e étnica no Metal.

O projeto vai gerar um documentário, que contará com o making off do ensaio, entrevistas e relatos dos participantes e equipe técnica e pessoas envolvidas com a música pesada no Rio Grande do Sul. O projeto não tem fins lucrativos e todos os profissionais que fazem parte dele são voluntários.  

Equipe  do Projeto:
Indy Lopes: fotógrafa e idealizadora; Lohy Silveira (banda  Rebaelliun): músico e idealizador; Dênis Lapunte (banda Balde de Sangue): músico; Uillian Vargas: fotógrafo; Diogo Nunes: fotógrafo; entre outros voluntários, professores, vídeo makers, técnicos e etc.

Programa:
* Exposição fotográfica com 60 imagens ampliadas em 30 x 45 e 20x 30;
* Documentário sobre o processo de composição da exposição, além de entrevistas e artigos pertinentes sobre todos os participantes e making off;  
* Canal no Youtube para transmissão do lançamento e também do documentário, além  de outros registros.  
Quando: Casa Obscura, na Rua Garibaldi, 776, em Porto Alegre, a partir das 19h nos dias 23 e 24 de outubro
Evento: https://www.facebook.com/events/518838422242328/

Veja Banda Rebaelliun: https://www.youtube.com/watch?v=VLOt_I9lU3k

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no www.facebook.com/cenarockcp/ e no www.instagram.com/cenarockcp/


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895