Cena Rock

‘The Voice of Rock’: Glenn Hughes retorna a Porto Alegre em turnê de despedida

Lendário baixista e vocalista britânico apresenta show do giro “The Chosen Years” no dia 11 de novembro, no Opinião, celebrando clássicos da carreira de mais de 50 anos

Glenn Hughes emocionou os fãs no show de 2023 em Porto Alegre
Glenn Hughes emocionou os fãs no show de 2023 em Porto Alegre Foto : Rafael Cony / Divulgação / CP

A voz do Rock volta a ecoar em Porto Alegre. Glenn Hughes sobe ao palco do Opinião no próximo dia 11 de novembro, desta vez como parte da sua turnê de despedida “The Chosen Years”. O repertório do baixista e vocalista inglês, conhecido como “The Voice of Rock”, deve contemplar composições da carreira solo, clássicos do Deep Purple e músicas de Trapeze, Black Country Communion, Hughes/Thrall e da parceria com Tony Iommi. A banda porto-alegrense de Hard Rock Marenna será a atração de abertura.

🎤 A programação é a partir das 19h, na rua José do Patrocínio, 834. Ingressos na Sympla e em pontos físicos. Glenn também se apresenta em Curitiba, no dia 18 de novembro, no Tork N’ Roll, e novamente com show da Marenna.

Rod Marenna, fundador do grupo gaúcho, falou ao blog sobre a expectativa para as apresentações. “É uma grande honra e um sonho realizado dividir o palco com Glenn Hughes, ícone do Rock mundial e grande influência”, destacou. “Estamos cuidando de todos os detalhes, desde os ensaios, até a escolha do repertório, para preparar um show especial que reúne os principais momentos da nossa carreira e novidades do último álbum. Além de ser uma responsabilidade muito grande, já que participaremos do primeiro e do último show que vai celebrar a despedida dele dos palcos no Brasil, Porto Alegre e Curitiba respectivamente”, adiantou Rod. “Então a nossa expectativa é altíssima e o público pode esperar muita energia e entrega. Serão noites históricas e inesquecíveis para quem estiver presente.”

Glenn Hughes

🎶 Nas últimas três décadas, Glenn Hughes brindou os fãs do Brasil com sua potente e expressiva diversas vezes desde a década de 1990. Agora, com a “The Chosen Years”, apresenta o epílogo da carreira, com um repertório especial e diversificado. Também divulga “Chosen”, seu primeiro álbum solo em nove anos, gravado em Copenhague e lançado pela Frontiers Music. São dez faixas que exploram temas como a condição humana, o amor, a esperança, a fé e a aceitação, em uma abordagem mais introspectiva e espiritual. Na turnê, Glenn tem tocado canções do disco como “Voice in My Head”, “Into the Fade” e “Chosen”.

O baixista e vocalista britânico é conhecido por sua voz poderosa e versatilidade musical, transitando entre Hard Rock, Funk, Soul e Blues. Nascido em 21 de agosto de 1951, Cannock, na Inglaterra, iniciou sua carreira profissional nos anos 1960, mas ganhou notoriedade na banda Trapeze no início da década de 1970. Com o conjunto, gravou álbuns como “Medusa” (1970) e “You Are the Music... We're Just the Band” (1972), desenvolvendo um estilo único que mesclava Rock pesado com influências do Funk e do Soul. Seu talento chamou a atenção do Deep Purple, que o recrutou em 1973 para substituir Roger Glover no baixo e também dividir os vocais com David Coverdale.

Ao Purple, levou sua musicalidade diversificada, contribuindo para álbuns icônicos como “Burn” (1974), “Stormbringer” (1974) e “Come Taste the Band” (1975). Sua presença ajudou a expandir o som do grupo, incorporando elementos do Funk e do R&B. No entanto, a instabilidade interna do grupo e o abuso de substâncias acabaram contribuindo para sua saída em 1976. Hughes embarcou em carreira solo e participou de diversos projetos musicais. Durante os anos 1980, colaborou com Gary Moore e Tony Iommi, com quem gravou “Seventh Star” (1986), originalmente planejado como um álbum solo do guitarrista do Black Sabbath, mas lançado sob o nome da banda que popularizou o Heavy Metal.

Nos anos 1990, superou problemas pessoais e consolidou sua carreira solo, lançando discos aclamados como “From Now On...” (1994) e “Feel” (1995), nos quais explorou sua paixão pelo Soul e pelo Funk Rock. Esteve no projeto “Hughes Turner Project”, com Joe Lynn Turner, ex-vocalista do Rainbow, lançando dois álbuns de estúdio no início dos anos 2000. Sua habilidade vocal e presença de palco o levaram a participar de inúmeras colaborações e a lançar discos solo com regularidade.

Em 2009, formou o supergrupo Black Country Communion, ao lado de Joe Bonamassa, Derek Sherinian e Jason Bonham, lançando registros elogiados, como Black Country Communion (2010) e BCCIV (2017). Em paralelo, integrou o The Dead Daisies, gravando Holy Ground (2021). Seu legado foi reconhecido em 2016, quando foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame como membro do Deep Purple.

Marenna

🎶 A banda foi formada em 2014 pelo músico por Rod Marenna, que soma mais de 30 anos de carreira artística integrando diversos grupos e projetos. Com ele, formam o grupo de Hard Rock Edu Lersch (guitarra), Luks Diesel (teclado), Bife (baixo) e Arthur Schavinski (bateria). Já lançaram dois EPs, um disco ao vivo pela Sony Music e dois álbuns de estúdio, entre eles “Voyager” (2022), pelo selo dinamarquês Lions Pride Music.

Com influências do hard rock dos anos 80, AOR (rock de arena) e metal melódico, a banda apresenta uma sonoridade híbrida e contemporânea. Suas letras abordam temas do cotidiano, destacando mensagens de otimismo, resiliência e desenvolvimento pessoal.

No final do ano passado, celebrando uma década, a Marenna fez sua primeira turnê pela Europa. A “Ten Years After European Tour” teve seis shows no Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Holanda e Suíça. A banda apresentou as músicas do álbum “Ten Years After” (2024), disco ao vivo que também fez parte das comemorações de aniversário e foi lançado em CD pela Classic Metal.

A banda também já visitou várias regiões do Brasil para shows e apresentou-se ao lado de grandes nomes do Rock mundial, incluindo Eric Martin, do Mr Big, em Porto Alegre, e Geoff Tate, ex-Queensrÿche, em São Paulo, além de abrir o show do Scorpions, na capital gaúcha, em 2019.

*Com informações de Homero Pivotto Jr. e Wargods Press

Ouça “Chosen”, de Glenn

Escute também “Ten Years After”, de Marenna

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Instagram e no Facebook

Contato: alecia@correiodopovo.com.br

Mais Lidas