Aposta no "economês"

Aposta no "economês"

publicidade

a-grande-apostaO filme "A Grande Aposta", dirigido por Adam McKay, é adaptação cinematográfica do livro de Michael Lewis, "The Big Short: Inside the Doomsday Machine" ("Jogada do Século"), e trata da crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008, que se alastrou pelo mundo.


Com linguagem de documentário que flerta com a ficção (ou será o contrário?), o filme, por vezes trata de ser didático, ironizando até, com personagens inusitados, tentando tornar simples algumas complexidades do universo econômico. Leigos em economia ou finanças tendem a sair da sala sem entender, verdadeiramente, os meandros da crise financeira. A simplificação parece inevitável: gente buscando ganhar muito dinheiro, sem muito trabalhar, mas com a esperteza aceita no meio. E milhões de trabalhadores na periferia da economia que transforma alguns em milionários.


O elenco tem peso, com a presença do também produtor Brad Pitt, que na trama atua como investidor aposentado que topa tentar ajudar dois jovens aspirantes a milionários no mercado de investimentos, com Charlie Geller (John Magaro) e Jamie Shipley (Finn Wittrock). O centro da trama também leva ao Dr. Michael Burry (Christian Bale), um sujeito que é puro raciocínio lógico, e com a consequente falta de habilidade para relacionar-se com as pessoas. Steve Carrel vive o investidor Mark Baum, estressado mas com fé no sistema, recusando-se a encontrar trapaça global. Cinematograficamente o trabalho só arrisca nas explicações que paralizam o tempo da trama e em algumas câmeras nervosas, aquelas, que tremem, e as vezes se tornam o "olho do espectador". Vale dar uma olhada no filme "Inside job" ("Trabalho interno"), lançado em  2010, e dirigido por Charles H. Ferguson, e que contém mais detalhes informativos e maior didática narrativa para explicar a crise mundo afora. E o filme está ganhando prêmios por aí. Não economize esforço pra entender este universo econômico, tantas vezes trabalhado no cinema. E continuará a ser...


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895