Aventura futurista juvenil

Aventura futurista juvenil

publicidade

O filme “Divergente”, dirigido por Neil Burger, é baseado no livro homônimo da escritora nova-iorquina Veronica Roth, 25 anos. “Divergente” é primeiro longa da série baseada nos best-sellers de Veronica, trilogia formada pelos livros “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente”. Estas publicações estiveram na lista dos mais vendidos do The New York Times e estão sendo considerados o maior fenômeno de literatura juvenil desde “Jogos Vorazes”. No Brasil, os livros são lançados pela Rocco.

A história de “Divergente” se passa em Chicago (EUA) em um futuro pós-apocalíptico. Ao redor da cidade em ruínas, foram construídos muros e instaladas cercas para proteção. Na sociedade organizada dentro desses limites, as pessoas foram divididas em facções, nas quais trabalham conforme seu perfil. São cinco grupos, sendo que cada um representa um valor diferente: abnegação (assistência social, organização), amizade (produção, fraternidade), audácia (segurança), franqueza (normatização e advocacia) e erudição (conhecimento e pesquisa). A protagonista Tris Prior (Shailene Woodley) e seu irmão Caleb Prior (Ansel Elgort) nasceram na facção dos abnegados, que são os atuais governantes da cidade e os responsáveis pela caridade aos necessitados. Ao chegarem à adolescência, os irmãos passam por exames que detectam as aptidões de cada um e devem escolher para qual facção irão. Mesmo que o "teste vocacional" (com uma alta tecnologia) detecte a aptidão para um dos grupos, cada jovem pode escolher o grupo que quiser. Mas feita a escolha, não pode voltar atrás. A surpresa fica por conta do resultado obtido no teste da heroína, que é inesperado até mesmo para ela.

O filme é positivamente surpreendente dentro do projeto para o qual se propõe. Tem elementos adequados para atrair o público jovem, ao qual é direcionado, apresentando os dilemas típicos de quem tem de optar por uma "profissão" quando nem bem se sabe o que deseja da vida. Com cenas de ação e pitadas de esportes radicais, como escaladas sem equipamentos de segurança, rapel e uma longa "tirolesa", mantém um bom ritmo. E também não deve desagradar aos adultos. Além de um romance que surge em meio ao suspense, a parte mais “filosófica” da história fica por conta da resistência à categorização de pessoas. No elenco, destaca-se Kate Winslet como a toda-poderosa chefe da facção dos eruditos (que se revelarão também ambiciosos). A previsão de estreia da sequência, “Insurgente”, é março de 2015.


Adriana Androvandi

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895