Clint diferente, em 'A Mula'

Clint diferente, em 'A Mula'

Clint Eastwood criou um filme eficiente, com muitos momentos contemplativos. Mas que prendem, não só pela presença do veterano ator e diretor, mas também pelo restante elenco

Filme "A Mula" é dirigido por Clint Eastwood que também atua como protagonista

publicidade

O veterano Clint Eastwood, com 88 anos e prestes a completar 89, em 31 de maio, já havia anunciado o final de sua carreira como ator em 2008, quando filmou "Gran Torino". Mas esqueceu a promessa, e depois disso realizou mais dois filmes como ator, sendo este o canto do cisne, "Mula" (The Mule), que também dirige. A obra é baseada em uma história real, que gerou o artigo do New York Times, “The Sinaloa Cartel´s 90-Year-Old Drug Mule”, escrito por Sam Dolnick.

Aqui, Eastwood vive um personagem completamente de seus típicos turrões, como Frankie Dunn, de "Menina de Ouro" (2004), Walt Kowalski, de "Gran Torino" (2008) e Gus Lobel, de "Curvas da Vida" (2012). Ele é Earl Stone, agricultor florista dono de um próspero negócio, mas relapso com a família - ele acabou se separando da mulher, interpretada por Dianne Wiest (vencedora de dois Oscar por trabalhos ao lado de Woody Allen) e da filha, vivida Alison Eastwood, filha do cineasta na vida real. A trama se inicia em 2005, no auge de seu sucesso, e pula para 2017, quando os negócios online o levaram a bancarrota.
 
Em dificuldades financeiras, Earl acaba aceitando um trabalho como motorista - por causa de suas habilidades, ele nunca foi multado e conhece 41 dos 51 estados norte-americanos. Só que a função é transportar drogas de um estado a outro. Mas afinal, quem iria desconfiar de um velhinho simpático e veterano da Guerra da Coreia?

Earl é um personagem espirituoso, que adora se divertir, mesmo que por outro lado seja desligado em relação aos familiares. E também nenhujm pouco politicamente correto. Ao se deparar com um bando de motociclistas mulheres, as chama de sapatas. E ao ajudar um casal de afro-americanos e a filha pequena em uma estrada, os chama de negros...Ao mesmo tempo que trabalha como mula, ele é perseguido por dois agentes do FBI, vividos por Bradley Peña e Michael Peña.

As piadas são frequentes e ágeis, muitas nada corretas para os dias de hoje. Mas ditas de um jeito para não ofender. Clint Eastwood criou um filme eficiente, com muitos momentos contemplativos. Mas que prendem, não só pela presença do veterano ator e diretor, mas também pelo restante elenco, que além dos citados conta ainda com Taissa Farmiga, Laurence Fishburne e Andy Garcia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895