Combatendo crime ambiental

Combatendo crime ambiental

"Dark Waters – O Preço da Verdade" mostra advogado tentando expor os crimes ambientais de uma das maiores empresas químicas do mundo

Chico Izidro

Mark Ruffalo vive o advogado Robert Bilott em Dark Waters

publicidade

"Dark Waters – O Preço da Verdade" (Dark Waters), direção de Todd Haynes, é baseado num artigo de Nathaniel Rich publicado em 2016 no The New York Times Magazine intitulado “The Lawyer Who Became DuPont’s Worst Nightmare”. Ele trata uma longa batalha do advogado Robert Bilott, vivido no filme por Mark Ruffalo, para expor os crimes ambientais de uma das maiores empresas químicas do mundo, a DuPont. O longa transcorre por quase 40 anos da vida americana.

O advogado Robert Bilott recebe das mãos de um fazendeiro, Wilbur Tennant (Bill Camp) provas de ligações entre as mortes de vários animais nas redondezas de sua fazenda e da fábrica de uma das gigantes químicas mundiais, a DuPont, na sua terra natal, em Parkersburg, na Virgínia Ocidental. O problema é que ele é um profissional que tem como trabalho defender grandes empresas do setor químico.

Mas aos poucos, ele vai estudando o caso e encontrando evidências que a empresa tem poluído as águas locais - causando a morte de animais, câncer nos moradores e em outros casos, má formação em bebês - uma das crianças reais até participa, já adulta, de uma cena em um posto de gasolina.

Billot começa então a rever seus conceitos, até ganhando o apoio do dono de sua empresa advocatícia, Tom Terp (Tim Robbins), que no início se mostrava cauteloso, com medo de perder a milionária clientela.

A trama percorre, então, 15 anos da vida do advogado, que vê o seu casamento com Sarah (Anne Hathaway) sofrer um forte abalo, devido a sua fixação em tentar resolver o caso. E até mesmo a sua saúde é afetada.
Mark Ruffalo está magnífico e assume as rédeas deste filme realista, minucioso - que apesar de ser uma obra do meio jurídico, não tem nada de lentidão. Pesado e tenso, com grandes atuações, expões os crimes de uma das maiores empresas químicas do mundo para o resto do mundo. Chocante.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895