Contra a censura

Contra a censura

"Hebe - A Estrela do Brasil" mostra a apresentadora em conturbado momento de sua vida, em meados dos anos 1980

Chico Izidro

Andréa Beltrão interpreta Hebe com extrema perfeição

publicidade

Há um bom tempo que a maior parte das cinebiografias deixaram de mostrar toda a vida de uma personalidade - nasceu, cresceu, morreu -, focando apenas em determinado momento da existência da pessoa. É assim que é mostrado "Hebe - A Estrela do Brasil", dirigido por  Maurício Farias, e que abre mão de mostrar toda a trajetória profissional da apresentadora, que inclusive participou da primeira transmissão da televisão brasileira em 1950, pela TV Tupi.

O filme optou por relatar um momento conturbado da vida de Hebe, vivida com extrema perfeição por Andréa Beltrão, que não tentou imitar a voz marcante da apresentadora: o período logo após o término da Ditadura Militar e o alegado final da censura no país. que de fato não ocorreu. Hebe tinha sérios problemas com os censores, pois era defensora ferrenha do movimento LGBT, que à época ainda não tinha esta denominação, e falava o que pensava, sem pudores.

Então "Hebe - A Estrela do Brasil" relata sua saída turbulenta da Bandeirantes, depois que levou ao seu programa a polêmica Dercy Gonçalves e a transexual Roberta Close - Dercy mostrou os seios para todo o Brasil ao vivo e a cores. E também mostra seu relacionamento com o segundo marido, Lélio (Marco Ricca novamente fazendo um personagem machista, ciumento e homofóbico), que não suportava a atenção que ela dava aos convidados, amigos e o enteado Marcelo.

A reconstituição de época é um fator determinante na narrativa, reproduzindo com perfeição penteados, músicas, os figurinos, os carros. Tudo evoca os anos 1980. Mas "Hebe - A Estrela do Brasil" não é um retrato fiel da vida da apresentadora (1929/2012). O próprio filho dela, Marcelo Camargo afirmou que o personagem mostrado no filme não representava a sua mãe, pois ela não bebia uísque, nunca se atrasou para começar seu programa, entre outras liberdades tomadas por Farias. Além do que, para quem não conhece a vida de Hebe, muita coisa fica no ar, inexplicada. Faltou uma edição melhor, apesar da excepcional atuação de Andréa Beltrão.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895