Diferenças culturais

Diferenças culturais

"Luta de Classes" trama mostra as agruras de uma família tentando conviver com as diversas culturas na França

Chico Izidro

Como Sofia e Paul devem proceder na educação de Coco?

publicidade

A sociedade francesa é pluralista? Até que ponto? As questões são discutidas em "Luta de Classes" (La Lutte des Classes), direção de Michel Leclerc. A trama mostra as agruras de uma família tentando conviver com as diversas culturas na França, sob a ótica de um garoto de seus dez anos de idade, Corentin (Tom Lévy).

Seus pais, a advogada de ascendência muçulmana, Sofia (Leïla Bekhti) e o músico de uma banda punk, Paul (Édouard Baer), são agnósticos e de esquerda. Morando em um bairro de classe média baixa, eles colocam o garoto a estudar em uma escola pública. Porém todos os amigos de Corentin são transferidos para uma escola particular, e o garoto fica isolado, em uma classe cheia de muçulmanos e africanos.

Coco, como é carinhosamente chamado no lar, sente-se deslocado, pois se considera ateu e os coleguinhas o discriminam, e dizem que ele irá queimar no inferno. O menino começa a dar sinais de depressão. Então como Sofia e Paul devem proceder? Esquecer seus ideiais políticos e filosóficos e transferir Coco para uma escola com crianças brancas e católicas?

"Luta de Classes" é quase uma comédia de costumes - mesmo os momentos dramáticos são ligados por uma piada mais leve ou reflexiva. Faz pensar e muito como é viver em uma sociedade que se diz pluralista, mas na essência separa os diferentes?

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895