Genial e insano

Genial e insano

"O Gênio e o Louco" (The Professor And The Madman), direção de Farhad Safinia (Apocalypto), é baseado em fatos verídicos relatados no livro de Simon Winchester

Chico Izidro

Mel Gibson e Sean Penn são os protagonistas de "O Gênio e o Louco"

publicidade

"O Gênio e o Louco" (The Professor And The Madman), direção de Farhad Safinia (Apocalypto), é baseado em fatos verídicos relatados no livro de Simon Winchester, e mostra como surgiu um dos projetos mais ambiciosos e complexos da história: o Dicionário Oxford, na segunda metade do Século XIX, na Inglaterra. E foca em dois personagens centrais para a produção da obra, o médico William Chester Minor, e o professor James Murray.

Os dois ganham interpretação poderosa e apaixonada dos ícones Sean Penn e Mel Gibson, respectivamente. Minor serviu na Guerra Civil Americana e sofria de esquizofrenia, doença à época ainda não diagnosticada. Em Londres, ele mata um pai de família, que em seus surtos, achava o estar perseguindo e acaba condenado, sendo internado no Hospício para Lunáticos Criminosos de Broadmoor.

Ao mesmo tempo, o escocês James Murray conquista junto  a acadêmicos o direito de formular o dicionário mais completo da época: o dicionário da língua inglesa de Oxford. Para isso, ele terá que reunir todas as palavras – até mesmo as que já não são usadas há décadas – e seus significados, num único livro. Tarefa que poderia levar décadas. Mas de acordo com Murray, pode ser completada em até uma década, desde que ele tenha ajuda. E então começa a montar uma equipe de colaboradores.

A confusão aparece quando Murray aceita a ajuda de Minor, pois é um assassino confesso e cumprindo pena, mesmo numa instituição médica. E o seu nome entre os colaboradores quase põe todo o trabalho a ruir. O filme mostra este embate e também a luta de Minor com sua doença, e com a aproximação com a viúva do homem que matou.

As interpretações de Penn e Gibson são intensas. E mostra como estes dois atores sempre foram subestimados. O primeiro sempre fez obras fortes, consistentes, mas seu estilo iconoclasta sempre o deixou em planos menores. E Gibson viveu cercado de polêmicas, mas desde sempre foi um excepcional ator. Filme 10.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895