Grande cinebiografia

Grande cinebiografia

publicidade

 



Uma das melhores cinebiografias dos últimos anos, ficando lado a lado com "Bingo: O Rei das Manhãs" e superando "Tim Maia", Chacrinha: O Velho Guerreiro, longa-metragem dirigido por Andrucha Waddington retrata a vida de José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha. Como ele mesmo se intitulava, era um palhaço que alegrava com seu show de auditório a televisão entre as décadas de 1960 a 1988, quando morreu. Era ainda um mestre dos bordões, como  "quem não se comunica, se trumbica", "eu vim para confundir e não para explicar", "hoje tem bacalhau" e "Terezinhaaaaaa, uhuh". Chacrinha teve ainda uma admirável carreira no rádio, onde iniciou no começo dos anos 40.
Vivido por Eduardo Sterblitch, o Freddie Mercury prateado do extinto Pânico na TV, em sua fase jovem, e Stepan Nercessian já na parte madura de sua vida, vemos no filme como Chacrinha chegou ao Rio de Janeiro em 1939, logo quando estourou a II Guerra Mundial, e seu início difícil na Cidade Maravilhosa, tentando convencer os executivos das rádios que merecia ter uma chance.

Até começar a fazer sucesso e partir para a carreira na televisão, onde criaria um estilo próprio, com suas chacretes, como a musa Rita Cadillac, e jurados, como a ex-modelo russa Elke Maravilha (Giane Albertoni), que o chamava de painho, e foi fiel a ele até o fim.
Andrucha Waddington mostra ainda a relação conturbada que ele tinha com os filhos, a quem pouco via por passar o dia todo trabalhando, a luta pela independência em seus programas - Chacrinha exigia autonomia total e não aceitava ingerências nem na forma e nem no estilo de seus programas. Quando não estava satisfeito, simplesmente se mandava.
A reconstituição de época é marcante, fazendo com que o espectador passeie emocionado entre as décadas de 1940 e 1980. E o que dizer da atuação de Sterblitch e Nercessian, que conseguiram captar muitop bem o estilo de Chacrinha, um ser anárquico, sem papas na língua, mas teimoso. E que assim combateu a censura da Ditadura Militar e que foi contra a caretice hipócrita dos brasileiros.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895