capa

Humano e talentoso

Filme é dirigido por Juan José Campanella, o mesmo do premiado "O Segredo dos Seus Olhos"

Por
Marcos Santuario

O filme argentino é protagonizado por Graciela Borges, Oscar Martínez, Luis Brandoni e Marcos Mundstock

publicidade

Não é difícil imaginar como pode dar certo um filme com direção de Juan José Campanella e com atores experientes.  "A Grande Dama do Cinema", remake do longa de 1976, "Los muchachos de antes no usaban arsénico", dirigido por José A.Martinez Suárez, é a resposta para a questão. O oscarizado diretor de "O Segredo dos Seus Olhos" acerta novamente.
 
Parte do êxito está em colocar em cena o talento da experiente Graciela Borges (atriz mais famosa do cinema nacional de sua época, e que já atuou em cerca de 50 filmes), Oscar Martinez  (já visto em “Relatos Selvagens”), Luis Brandoni (premiado ator argentino, reconhecido mundialmente por sua vasta participação no cinema e na televisão) e Marcos Mundstock (“Um time show de bola”). Com talento e precisão, Campanella organiza as cenas para contar a história de Mara Ordaz (Graciela), uma atriz reconhecida que ficou presa na idade de ouro de Hollywood; seu marido o ator secundário Pedro de Córdova (Brandoni), seu cunhado o famoso diretor Norberto Imbert (Martínez) e o escritor e roteirista Martín Saravia (Mundstock) um personagem único com toques humorísticos.
 
Na trama, a vida de uma antiga estrela do cinema que firma uma amizade improvável com um ator nos últimos anos de vida, um roteirista frustrado e um diretor das antigas para preservar o universo lúdico que criaram dentro de uma mansão clássica utilizada nos seus filmes da era de ouro. O improvável equilíbrio é abalado com a chegada de dois jovens ao local, querendo comprar o espaço, criando uma tensão leve e deliciosa, contrastando com a decisão dos artistas de não entregar seu legado sem antes tomar algumas medidas drásticas.
 
Arrematando, Campanella aporoveita o melhor dos diálogos, das performances individuais e dos encontros entre os atores que esbanjam seu talento em cena. Mesclando humor, humanidade e algo de trama policialesca, o filme tem a capacidade de envolver e mostra como é possível unir estilos e formatos para contar uma história que tem começo, meio e fim. Com inteligêcia e delicadeza.
N