"Judas e o Messias Negro" (Judas and the Black Messiah)

"Judas e o Messias Negro" (Judas and the Black Messiah)

Filme conta a história real de militante negro assassinado pela polícia nos anos 1960


Chico Izidro

Daniel Kaluuya mostra mais uma vez ser uma das melhores revelações dos últimos anos

publicidade

Em tempos de Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), nada melhor do que mais um filme mostrando a luta dos negros contra as injustiças e o racismo. Em "Judas e o Messias Negro" (Judas and the Black Messiah), direção de Shaka King, é mostrada a luta do jovem ativista Fred Hampton (Daniel Kaluuya, de "Corra!") no movimento Panteras Negras, entre 1968 e 1969. Ele chegou a ser líder do grupo no estado de Illinois, com apenas 21 anos de idade, e foi assassinado em uma conspiração da polícia de Chicago e do FBI.

O filme é mostrado sob a ótica de William O’Neal (LaKeith Stanfield, também de "Corra!"), um ladrão de carros que para não ir preso, aceita ser informante do FBI. Ele é colocado pelo agente Roy Mitchell (Jesse Plemons, de "Fargo") dentro dos Panteras Negras para ficar de olho em Hampton e repassar informações sobre ele. Porém, o infiltrado acaba aos poucos percebendo o mundo real, e não aquele em que vivia – o de roubar para sobreviver, e não ver o sofrimento que seus iguais sofriam. Ele começa a se questionar, mas não tem como sair da teia de areia em que se meteu ao aceitar ser um “rato” no jargão da época, ou seja, um dedo-duro, enfim, um Judas.

"Judas e o Messias Negro" mantém um clima de tensão, fazendo ainda com que o público reflita. Os discursos de Fred Hampton são incendiários, e o ativista é interpretado com vigor por Daniel Kaluuya, que mostra mais uma vez ser uma das melhores revelações dos últimos anos no cinema. O estreante diretor Shaka King, e também roteirista ao lado de Will Berson, se mostra bastante seguro no comando da obra. E o final do filme é cheio de suspense, mesmo com as pessoas sabendo o destino de Hampton, que foi varado de balas pelos policiais que invadiram o seu apartamento. “Judas e o Messias Negro” é mais um filme que se faz necessário para se compreender a história e o momento em que vivemos.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895