O Afeto e a Rua

O Afeto e a Rua

Curta gaúcho sobre moradores de rua e seus cães vence Mostra Seleção Popular do Festival Taguatinga de Cinema

Chico Izidro

Moradora de rua de Porto Alegre mostra seu afeto pelos cães

publicidade

O emocionante documentário “O Afeto e a Rua” venceu como curta-metragem mais votado na Mostra Seleção Popular do 15º Festival Taguatinga de Cinema. Dirigido por Thiago Köche (Manifesto Porongos e O Galo Missioneiro), o filme de pouco mais de 15 minutos mostra a relação entre pessoas em situação de rua que vivem com cachorros em Porto Alegre. Ele recebeu 1066 votos, superando “Lipe: vida em movimento” e “72 Dias com Pedro”, com 730 e 720 votos respectivamente. Foram mais de 400 curta-metragens na Mostra Seleção Popular.

O documentário gaúcho já foi selecionado para oito festivais de cinema brasileiros em 2020: CineSerra (RS), er Cine (RJ), FIC RIO – Festival Internacional de Curtas (RJ), FestCurtas FUNDAJ 2020 (PE), Curta Solar 2020 (RJ), Mostra [Em]Curtas (MG), Festival Taguatinga de Cinema (DF) e CIndie Festival (RJ).

Independente e sem recursos públicos, o curta-metragem arrecadou recursos com um financiamento coletivo em 2019 e parte dos valores arrecadados foram revertidos para os entrevistados. "Nossa ideia é dar protagonismo às pessoas em situação de rua, cidadãos que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade. Ao mesmo tempo, também visamos sensibilizar as pessoas para a adoção de animais", afirmou Köche.

A educadora social Veridiana Machado destacou a importância da produção do documentário. "Esse projeto pode demonstrar de forma muito bacana o quanto essa relação é importante e como essas pessoas conseguem cuidar de seus cães. Isso vai contra o pensamento recorrente da maioria das pessoas, que acredita que os animais não estão sendo bem cuidados".

Cenário de exclusão

Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tinha em 2015 mais de 100 mil pessoas em situação de rua. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no País. Dessa forma, o projeto “O Afeto e a Rua” debate esses dois temas.

Conforme a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), aproximadamente 4 mil pessoas estão em situação de rua na capital gaúcha. Os dados são baseados em atendimentos das equipes de abordagem social. Com a pandemia do coronavírus e a recessão econômica, esses números devem ser maiores.

A equipe também contou com a co-direção da jornalista Samantha Klein (Rádio Guaíba), produção de Karen Lose e com a edição de som e trilha sonora de Humberto Schumacher. O principal trabalho do diretor Thiago Köche é o documentário “Manifesto Porongos” (2016), que foi selecionado para 26 festivais nacionais e internacionais e vencedor de 9 prêmios, e que pode ser assistido através do link: https://youtu.be/sPRxrjQ44pA

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895