O Amigo Americano

O Amigo Americano

Filme clássico de Wim Wenders, que nesta sexta-feira completa 75 anos, entra em cartaz no Cine Belas Artes

Chico Izidro

Bruno Ganz e Dennis Hopper protagonizam uma das obras-prima de Wim Wenders

publicidade

Baseado no romance policial da escritora americana Patricia Highsmith (1921-1995), “O Amigo Americano” é um dos grandes filmes dirigidos pelo alemão Wim Wenders nos anos 1970. Lançado em 1977, traz o personagem Tom Ripley, que esteve em outras obras da autora adaptadas para o cinema, entre elas "O Sol por Testemunha"(1960) e "O Talentoso Ripley"(1999).

Neste longa, Ripley é vivido por Dennis Hopper (1936-2010), que chegou para filmar direto das locações filipinas de "Apocalypse Now", lançado por Francis Ford Coppola. Aqui ele vive em Hamburgo, na Alemanha, onde trabalha como negociante de obras de arte, fazendo o contrato entre artistas como Derwatt (o diretor Nicholas Ray) e os leiloeiros. Entre seus amigos está o francês Raoul Minot (Gérard Blain), que precisa se livrar de um inimigo.

Então o humilde emoldurador de quadros Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz, 1941-2019) é procurado por Tom. A ideia é simples, Jonathan tem mulher e um filho pequeno, mas sofre de uma doença incurável, tendo pouco tempo de vida. Então ele recebe a oferta, matar um homem, inimigo de Minot e faturar uma grana, para deixar para a família. Além do que seria um assassino invisível, pois nunca fariam a relação dele com o crime. Pressionado, Jonathan aceita, mas logo depois do primeiro crime, vem outro, e quando vê, o emoldurador está no meio do vendaval.

“O Amigo Americano” traz excelentes atores, e visto nos dias de hoje, parece muito datado, principalmente por causa das roupas, penteados, da quase inexistente tecnologia. Mas traz a ideia de como os americanos, em seu imperialismo, interferindo em questões que não lhe dizem respeito.

O filme pode ser visto na plataforma Cine Belas Artes a partir de hoje. Além de “O Amigo Americano”, também estarão disponíveis nos próximos dias do cineasta alemão Wim Wenders as obras “Tokyo-Ga” (1985), “Tão Longe, Tão Perto” (1993), “Identidade de Nós Mesmos” (1989), “Paris, Texas” (1984), “Asas do Desejo” (1987), “Movimento em Falso” (1975) e “Alice nas Cidades” (1974).

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90. Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895