O horror da guerra

O horror da guerra

Em “A Guerra de Anna (Voyna Anny), é mostrado o terror do Holocausto na visão de uma solitária garota

Chico Izidro

Marta Kozlova tem uma interpretação magnífica, não falando uma única palavra

publicidade

“A Guerra de Anna (Voyna Anny), dirigido pelo russo Aleksey Fedorchenko já começa angustiante, com a câmera mostrando vários corpos enterrados na terra. São judeus que foram fuzilados pelos soldados nazistas na Ucrânia invadida em 1941. Mas de repente, a terra vai se movendo, e aparece uma garotinha, Anna (Marta Kozlova), que teve o corpo protegidos dos disparos pela mãe. Agora ela está completamente só, em um território cercado por inimigos – os alemães e os moradores de Rostov, claramente antissemitas.

Anna busca ajuda na casa de camponeses que antes eram amigos. Mas eles a levam para uma escola local, que está ocupada pela SS. A garota foge, mas não sai da casa, se escondendo dentro da chaminé. E ali ela terá um refúgio. Durante o dia, Anna observa o movimento da sala, com estudantes, depois com soldados. À noite, ela sai do esconderijo e vasculha o amplo lugar, principalmente em busca de comida.

Como estivesse na selva, Anna vai se virando. Mata ratazanas para fazer iscas para os pombos, que assa. É avassalador acompanhar o dia a dia da menina judia, seja procurando por água, comida e sem ter contato humano nenhum.

O filme é da pequena atriz Marta Kozlova, cuja câmera acompanha e foca em seu rosto quase o tempo todo. A menina não tem uma fala no filme, mas com seus olhares e gestos transmite todo o desespero de uma criança, que conhece o pior da guerra, sem vê-la, mas nas sombras.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895