O Levante de Varsóvia

O Levante de Varsóvia

“Miasto 44” é filme realista, mostrando a luta dos poloneses para se livrar dos nazistas

Chico Izidro

Varsóvia foi devastada pelos nazistas em 1944

publicidade

Após a crítica de “O Diário de Anne Frank”, seguimos na toada da II Guerra Mundial. Desta vez destacando o filme “Miasto 44”, que trata do Levante de Varsóvia, iniciado há quase 76 anos, exatamente em 1º de agosto. O longa é uma produção polonesa e tem direção de Jan Komasa, e relata os quase dois meses de batalha em que os varsovianos tentaram se livrar do jugo nazista, que dizimava a população do país desde 1939.

A trama foca no jovem Stefan (Józef Pawlowski), que com 18 anos tem de trabalhar para sustentar a mãe, uma ex-atriz atormentada por ter perdido o marido no começo da guerra, e o irmão pequeno. Porém, ele começa a se envolver com a resistência polonesa, que planeja uma revolta, para expulsar os alemães da cidade. Ao mesmo tempo, conhece e se apaixona pela jovem e bela Biedronka (Zofia Wichlacz, que também pode ser vista nas séries The Romanoff, 1983 e World on Fire), revolucionária de primeira viagem.

“Miasto 44” não é para pessoas com estômago fraco, apesar de no fundo trazer uma história de amor. Possui cenas fortes e violentas de batalhas, com muitas explosões, corpos decepados, sangue e tiroteio. Num dos momentos mais “gore”, mostra uma explosão no meio de populares poloneses. Na sequência, os corpos explodidos sobem e chove muitos pedaços de cadáveres e sangue sobre os sobreviventes.

Os poloneses iniciaram o levante esperando uma ajuda dos aliados ocidentais, que mandaram armas e suprimentos, e dos russos, que já se encaminhavam para Berlim. Porém, sob ordem irrestrita de Stalin, o Exército Vermelho, que chegou na entrada de Varsóvia, nada fez, só observando o massacre protagonizado pelos nazistas, que acabaram por dizimar a cidade, e eliminando a maior parte da população. “Miasto 44” é um filmaço, realista e necessário.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895