“Samy e Eu”

“Samy e Eu”

Comédia argentina de 2002 traz Ricardo Darín em um papel baseado em Woody Allen

Chico Izidro

Comédia argentina de 2002 recém lançada no Brasil bebe em Woody Allen

publicidade

Com quase 20 anos de atraso chega ao Brasil a comédia argentina “Samy e Eu” (Un Tipo Corriente, de 2002), direção de Eduardo Milewicz, com protagonismo de Rocardo Darín, que ainda não era conhecido e febre por aqui. Filme claramente baseado nas obras de Woody Allen, traz o roteirista de TV e que sonha em ser escritor Samy (Darín). Aos 40 anos, ele escreve o programa de TV para um comediante em Buenos Aires, tem uma namorada, Laura (Christina Banegas), que praticamente o ignora e todos os anos tenta escrever um romance, mas não consegue.

Certo dia decide largar tudo para tentar virar o escritor que tanto deseja, mas ninguém o leva a sério. Além de tudo, Samy é um sujeito tímido, desajeitado e sem traquejo social – puro Woody Allen. Até que conhece, por engano uma jovem colombiana, Laura (a bela Christina Banegas), que sonha em trabalhar na TV. E se mostra uma entusiasta do trabalho e do jeito de ser de Samy, e faz com que a direção da emissora aposte em fazer um programa solo dele. Que o faz a contragosto, mas acaba virando um sucesso.

Porém Samy nunca consegue aceitar o sucesso, se sentindo sempre incômodo. E dê-lhe piadas de situação, num mundo muito woodyalleano – muitas das situações remetem direto ao clássico “Hannah e Suas Irmãs”, de 1986. E isto não é um demérito, pelo contrário. As piadas funcionam e o papel de Darín estranha um pouco, pois nos acostumamos a vê-lo interpretando homens fortes e sedutores. E aqui ele beira o patético. Mas a química com Cepeda é fenomenal.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895