Segunda Guerra Mundial em destaque
capa

Segunda Guerra Mundial em destaque

“Midway – Batalha em Alto Mar” retrata a principal batalha entre norte-americanos e japoneses em junho de 1942

Por
Chico Izidro

As cenas fazem com que o espectador se sente dentro dos aviões e dos navios durante

publicidade

“Midway – Batalha em Alto Mar” (Midway), dirigido por Roland Emmerich, que adora fazer filmes catástrofes como “2012” e “Independence Day”, retrata a principal batalha entre norte-americanos e japoneses em junho de 1942, durante a II Guerra Mundial no Pacífico, e que mostrou que os ocidentais tinham mais poderio bélico do que os nipônicos. Já existe um outro filme sobre o tema "Midway - A Batalha do Pacífico" de 1976, dirigido por Jack Smight, e que teve as presenças Charlton Heston, Henry Fonda, James Coburn, Hal Holbrook, Glenn Ford e Robert Mitchum.

A história começa no entanto em meados dos anos 1930, quando os dois países ainda mantinham relações diplômáticas. E até chegar à famosa batalha, ainda investe na reconstituição do ataque japonês a Pearl Harbur, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941 e que provocou a entrada dos EUA na II Guerra Mundial. As cenas são mais impactantes do que o filme "Pearl Harbor", de 2001, dirigido por Michael Bay, e que virou um verdadeiro dramalhão.

As entradas de cada personagem remontam ao clássico "O Mais Longo dos Dias", dirigido em 1962 por Ken Annakin, Andrew Marton, Darryl F. Zanuck, Bernhard Wicki e Gerd Oswald, onde cada um vai sendo apresentado, com suas funções. Aqui temos Woody Harrelson, Dennis Quaid, Mandy Moore, Patrick Wilson, Nick Jonas, Ed Skrein, entre outros. O problema é que a maioria deles aparece careteiro, com caras de mau, quase engessados em cena.

Porém as cenas das batalhas são fantásticas, quase que o espectador se sente dentro dos aviões e dos navios. Enfim, Emmerich é habilidoso na construção de sequências repletas de tensão, sustentado por impressionantes efeitos visuais. Impactante.

Leia demais posts do blog